Escola Municipal Pedro Vergara Correa comemora 30 anos
A escola foi fundada em 1989, e hoje funciona em três turnos atendendo 360 alunos

Na quinta-feira (4), a Escola Municipal Pedro Vergara Correa irá completar 30 anos de funcionamento e de atendimento à comunidade londrinense. Neste dia, para celebrar sua história e a memória de seu patrono, a escola irá fazer uma comemoração às 19h em sua sede, localizada na rua Antonia Martins de Oliveira, 30, no Conjunto Mister Thomas, na região leste da cidade.
Para a auxiliar de direção e funcionária do colégio há 25 anos, Ana Maria Buranello, embora a escola não seja tão grande, atende a região leste de Londrina de maneira satisfatória. “Nós percebemos que, muitas vezes, mesmo não morando muito perto, o aluno quer estudar aqui. Também é comum acontecer de o aluno sair do colégio por um tempo, mas acabar voltando a estudar aqui porque gosta, e isso é algo que nos deixa muito contentes”, contou.
Apresentação artística – Dentro da programação da celebração, os alunos irão fazer uma apresentação de dança gaúcha, em homenagem a terra natal de Pedro Vergara Correa, patrono da escola, trazendo aspectos culturais do Rio Grande do Sul. Pedro se formou em direito aos 19 anos e foi considerado o advogado mais novo do Brasil na época em que veio para Londrina, em 1956. Aqui, além de atuar na área do direito, trabalhou também com o jornalismo na Folha de Londrina.
Além disso, a escola realizou dois concursos artísticos com seus alunos, um dos quais propunha que os discentes produzissem um mascote para o colégio. O mascote escolhido foi reproduzido na forma de um boneco que será revelado na quinta-feira. O outro concurso pedia para que os estudantes fizessem uma bandeira em comemoração aos 30 anos. A bandeira escolhida será confeccionada e exposta na escola posteriormente.
Exposição – Outra atividade realizada em parceria com os alunos é uma exposição histórica, contendo trabalhos produzidos pelos estudantes, referentes aos 30 anos da escola. Para essa coleta de dados, foram promovidas palestras, exibição de vídeo e conversas com os professores mais antigos. “Alguns professores estão trabalhando aqui desde a fundação, sendo assim, eles foram fontes importantes para os alunos. Além disso, trouxemos a primeira diretora para conversar com eles e contar as diferenças entre aquela época e atualmente”, relatou Ana Maria.
Homenagem – Além da presença de autoridades municipais, familiares do patrono e da comunidade escolar, a celebração irá homenagear os primeiros alunos formandos, que, segundo Ana Maria, são 47 alunos de uma turma de quarto ano, além de 30 professores e funcionários que já passaram pela instituição.
História – O decreto que permitiu a construção da escola foi assinado em dezembro de 1988. Por essa razão, a Escola Municipal Pedro Vergara Correa funcionou durante alguns meses em uma sala emprestada nas dependências do Colégio Estadual Carlos de Almeida. Quatro de junho de 1989 é a data que marca a mudança para a sede oficial, onde o colégio está até hoje.
No começo, o colégio atendia três turnos em apenas quatro salas de aula e tinha uma sala administrativa que comportava a secretaria e a direção. Hoje, a escola atende 360 alunos do ensino infantil, fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA), em sete salas de aula, contando ainda com uma biblioteca, uma sala de professores e um pátio.
Para a imprensa: mais informações podem ser obtidas com a auxiliar de direção, Ana Maria Buranello, pelo telefone (43) 3375-0157.
Texto por Aline Schmidt sob supervisão dos jornalistas do N.Com