29º Festival de Música de Londrina começa sábado
Diversidade musical com qualidade, mais de 70 apresentações em espaços variados, uma grade pedagógica com 57 cursos, 44 professores, cerca de 700 alunos e 1.200 inscrições. Começa no dia 11, o 29º Festival de Música de Londrina, o Festival de Todas as Músicas
Alea Comunicação
alea@sercomtel.com.br
Abre neste sábado, 11 e vai até 25 de julho a 29ª edição do Festival de Música de Londrina, o “Festival de Todas as Músicas”. O concerto oficial de abertura será com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), sob a regência da maestrina cubana Elena Herrera, com os solistas Daniel Guedes (violino), Denise Tavares (soprano) e Vladimir Silva (tenor).
O concerto programado para às 20h30, no Teatro Ouro Verde, no centro de Londrina (PR) (Rua: Maranhão, 85) terá participação especial do Coro da UEL, da Classe de Canto Coral (alunos de Licenciatura em Música da UEL) e do Coral da Igreja Presbiteriana, preparados por Jailton Santana. O concerto terá uma segunda edição, na segunda-feira, dia 13.
Fazendo parte das apresentações de abertura do FML, a Banda Municipal Manoel Florêncio de Corumbá (MS), com 32 integrantes faz um desfile – “Desfile Festivo Caixa” – pelo calçadão central de Londrina, também no sábado, a partir das 10h30, com saída do Teatro Ouro Verde.
O Festival de Música de Londrina, que tem na direção artística o pianista Marco Antônio de Almeida, é reconhecido nacionalmente tanto pela programação artística , quanto pela grade pedagógica, que se complementam entre aulas e práticas. Este ano, o orçamento do evento gira em torno de 600 mil reais.
Grade artística
A diversidade musical da Programação Artística do FML prima pela qualidade indo do erudito ao popular, passando pelo rock, jazz, choro, música histórica, entre outros. Na grade artística da 29ª edição estão previstos mais de 70 eventos distribuídos nos Teatros Ouro Verde (Av: Maranhão, 85), Zaqueu de Melo (Av: Rio de Janeiro, 413) e em vários espaços dentro das séries: Música nos Teatros, Música na Cidade, Música na Capela, Musica e Saúde Unimed, Música nos Bares e Música na Região.
“Este ano, em nossa programação artística estamos focando os compositores e as obras deles, não só o intérprete, o que hoje é uma tendência mundial. Obviamente obras executadas por intérpretes competentes e brilhantes.”, diz o diretor artístico, Marco Antonio de Almeida.
O festival homenageia os 250 anos da morte de Haendel, os 100 anos de Mendelssohn, os 50 anos de morte de Villa- Lobos e 200 anos de morte de Haydn. Ainda na programação homenagem aos 70 anos do compositor brasileiro Marlos Nobre e o lançamento do CD da paranaense, Marília Vargas, cantora lírica radicada na Suíça. Destacam-se apresentações da pianista coreana Hye Youn Park e o Duo de Piano Witkowski, pela primeira vez no festival.
Grade pedagógica
O 29º FML recebeu 1.200 inscrições de cerca de 700 alunos. As aulas iniciam na segunda-feira, dia 13, mas todos serão recepcionados no dia 12, domingo, às 9h30, no Colégio Mãe de Deus e na seqüência começam os testes classificatórios.
A programação pedagógica do evento terá como Quartel General o Colégio Mãe de Deus (rua Pará, s/nº – em frente ao Bosque), onde serão realizados a maioria dos 57 cursos ministrados por 44 professores, profissionais reconhecidos no cenário nacional e internacional.
Os cursos serão distribuídos nos seguintes módulos: Práticas de Conjunto, Cursos de Regência, Cursos para Instrumentos e Voz, Cursos de Estruturação Musical, Cursos de Música Popular, Cursos para Professores, Oficinas Especiais, Cursos para crianças e Encontros.
Entre os cursos que se destacam estão: “Processos Criativos em Composição Musical com ênfase em Heurística Musical”, ministrado por Ricardo Mandolini, da Universidade de Lille III, França; “Oficina de Música Eletrônica” – voltado para estúdios, DJs, bandas – ministrado por Ilan Kriger; “Praticas de Músicas do Mundo” – elementos da música popular de diversas culturas e danças étnicas, com os professores Gabriel Levy e Betty Gervitz e o curso de Musica para a Terceira Idade, para educadores e pela primeira vez no Festival.
Os cursos do 29º FML também serão realizados em outros espaços como o Colégio Estadual Evaristo da Veiga (R:Goiás,nº 544), Igreja Metodista Central de Londrina (R: Rio de Janeiro, 587), Casa de Cultura da UEL (R:Tupi, 210), Secretaria Municipal da Cultura (Praça Primeiro de Maio), Shopping Royal Plaza (R: Mato Grosso, 310), SESC (R:Fernando de Noronha, 264), Teatro Ouro Verde e em salas dos hoteis Crystal e Bristol.
O 15º Simpósio Paranaense de Educação Musical (SPEM) este ano virá conjugado com o 18º Congresso da Associação Brasileira de Educação Musical, que será realizado de 6 a 9 de outubro próximo, com o tema: O Ensino de Música na Escola: compromisso e possibilidades. O evento faz parte da programação do FML e sempre abriu as atividades pedagógicas do festival.
Ingressos e Rádio UEL FM
Os ingressos para a programação artística do 29º Festival de Música de Londrina serão vendidos a partir desta quinta-feira, dia 9, nas bilheterias do Teatro Ouro Verde – rua Maranhão, 85 – para todos os espaços pagos, diariamente, das 11h às 20h.
O ingresso terá preço único no valor de R$10,00. Pagam 50% do valor (R$ 5,00), mediante apresentação de documento, estudantes, idosos acima de 60 anos, alunos do Departamento de Música e Teatro da UEL, servidores da Prefeitura de Londrina, do Estado do Paraná, da UEL e professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino.
Todos os espetáculos do 29º FML, espaços e horários das apresentações e informações sobre quais são gratuitos podem ser acompanhados pelo site do evento. Basta acessar: www.fml.com.br e clicar em Programação Artística.
A Rádio da Universidade de Londrina – UEL FM –com estúdio montado no pátio do Colégio Mãe de Deus – QG do evento – transmitirá diariamente durante os 15 dias do FML, uma programação especial com entrevistas, apresentações musicais, curiosidades, serviços em programas e boletins ao vivo e gravados, destaca-se o horário das 17h às 18h, diariamente.
Assinatura:
O Festival de música tem a direção artística do pianista Marco Antônio Almeida e é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura – Prefeitura do Município de Londrina // Casa de Cultura – Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FML.
Os patrocinadores: Caixa; Ministério da Cultura; Sec de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Plaenge
Co-patrocinadores:. Sercomtel, Unimed, Colégio Maxi, Sonkey, Marajó Veículos
Apoio cultural: Teatro Guairá, Shopping Royal Plaza, UEL FM, MultiTv, Ano Brasil/França; SESC, InfoeCia, Sanepar, Café Itamaraty e Pepilon
(Londrina, 9 de julho de 2009)