Cidade
Conferência do CMAS elege novos representantes
Cinqüenta e seis representantes titulares e suplentes da sociedade civil organizada foram eleitos. Meta é desenvolver o controle e acompanhamento da política de Assistência Social

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Adriana Aparecida dos Santos, ressaltou a importância do evento. “Foi uma oportunidade em que os participantes tiveram voz e voto. Pudemos discutir a participação da sociedade civil dentro dos conselhos, o que é fundamental para avaliarmos e desenvolvermos a política vigente. Agora vamos trabalhar as propostas aprovadas dentro do Plano Plurianual”, afirmou.
Adriana dos Santos lembrou que qualquer cidadão pôde se inscrever como delegado, tendo como critérios ser usuário da política de assistência social. Ela completou que os delegados representantes dos usuários foram indicados nas pré conferências que tiveram a participação de aproximadamente 1900 pessoas. As entidades socioassistenciais indicaram seus delegados a partir de reuniões próprias. Além dos delegados que tiveram direito a voz e voto e concorreram ao conselho, os demais membros da comunidade ainda puderam participar como observadores. “A participação de todos foi fundamental para atingirmos todos os setores da sociedade”, comentou.
Estiveram presentes na VIII Conferência Municipal de Assistência Social, além de Adriana dos Santos, o prefeito de Londrina, Barbosa Neto; a secretária Municipal de Assistência Social, Jaqueline Marçal Micali; a secretária Nacional de Assistência Social, Roselene Rocha; um representante da Câmara de Vereadores do Município; e membros da sociedade civil. O encontro foi realizado no Teatro Marista, que fica na rua Cristiano Machado, 240, Jardim dos Bancários.
Conselho Eleito
Participaram do encontro 532 cidadãos, sendo 401 na condição de observadores e 131 como delegados. Quatorze conselheiros da sociedade civil organizada foram eleitos como representantes titulares e 14 como suplentes. Ambos os grupos foram eleitos pelos delegados, escolhidos na própria Conferência Municipal de Assistência Social de Londrina.
O prefeito de Londrina anunciou mais 28 indicados, entre conselheiros titulares e suplentes, que também vão compor o Conselho. A mesa diretora do Conselho (presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretário) será eleita no dia 16 deste mês. Só a partir de então, a nova administração toma posse. O mandato dos eleitos é válido para o biênio 2009-2011. A lista com o nome dos 56 representantes titulares e suplentes da sociedade civil organizada pode ser conferida pelo site www.londrina.pr.gov.br.
(Londrina, 13 de julho de 2009)
Foto:Luiz Jacobs