Cidade
Fiscalização das vans no município prossegue até o dia 31
Até agora, apenas 20 das 125 vans fizeram a renovação e obtiveram a licença para trafegar; motoristas têm até o dia 31 de julho para regularizar situação
A diretoria de Transporte Comercial da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) realiza, durante todo o mês de julho, a vistoria nos veículos de transporte escolar no município. Até agora, apenas 20 das 125 vans que oferecem o trabalho na cidade fizeram a renovação e obtiveram a licença para trafegar.
Segundo o coordenador de espaços públicos da CMTU, Luciano Daschevi, o principal objetivo da fiscalização é verificar se todos os veículos estão aptos a oferecer um serviço de qualidade em Londrina. “Tendo em vista as férias escolares e outros recessos dessa época, realizamos a vistoria para que tudo seja organizado conforme a legislação proposta pela CMTU”, explicou.
Entre os critérios analisados estão as condições de higiene, segurança, conforto, além da verificação da parte elétrica e conservação dos pneus. De acordo com Daschevi, todas essas medidas são necessárias para garantir a melhoria no transporte escolar prestado à população londrinense. “Primeiro nós estudamos todos esses itens e depois orientamos os motoristas para providenciar o que foi pedido. Após isso, se eles não apresentarem todas as exigências cumpridas, poderão sofrer sérias penalizações”, disse.
Os veículos que regularizarem a situação com a Companhia receberão um cartão e um adesivo que permitem a licença para trafegar em Londrina. A CMTU alerta que a fiscalização nas ruas e avenidas da cidade será rigorosa, mesmo após o término do prazo para regularização que termina no próximo dia 31. “O motorista que for pego em exercício na cidade sem a autorização da Companhia será enquadrado no grupo dois da legislação de trânsito e terá que pagar R$ 364,64, além de ter o veículo apreendido”, relatou Daschevi.
A CMTU recomenda aos pais para que contratem somente os serviços que apresentarem a licença para trafegar e estiverem de acordo com a legislação, pois significa uma garantia a mais no transporte de seus filhos. Os motoristas que ainda não foram vistoriados e não regularizaram a situação devem procurar a CMTU, que está localizada na rua Professor João Cândido, n° 1213 ou ligar no 3379-7959 e obter as informações. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
(Londrina, 21 de julho de 2009)