Cidadão
Saúde lança folder sobre aleitamento materno
O objetivo é auxiliar mães e profissionais da saúde a lidar com o processo de amamentação; o material deve começar a ser distribuído no começo de agosto

De acordo com a coordenadora do Calma, Lilian Poli de Castro, a intenção é que o folder sirva para orientar os profissionais de saúde a prestar atendimento às mães que passam pelo processo de amamentação. “Além disso, queremos orientar essas mulheres, elucidando dúvidas, e buscar que a prática consiga ser eficaz e prazerosa também. O importante é reforçar a importância da amamentação nas vidas das mães e filhos”,enfatizou.
Ela disse ainda que o panfleto traz uma série de informações, como quais as vantagens de amamentar; o que pode significar o choro do bebê; as doenças que podem ser evitadas com a prática do aleitamento materno; período de amamentação; entre outras. “Também disponibilizamos os telefones de locais, que vão trabalhar no esclarecimento de dúvidas da comunidade. São postos de saúde e coleta, Hospital Universitário e clínica de lactação do Hospital das Clínicas da UEL”, listou.
A coordenadora fez questão de enaltecer que o aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento da criança, em especial nos seis primeiros meses. “Nessa etapa, a criança só deve ser alimentada com o leite da mãe. Contundo, é importante destacar que a amamentação não tem um tempo limite, depende da necessidade do filho. Após o primeiro semestre, a prática deve continuar sendo realizada, mas com o reforço alimentar por outros nutrimentos”, finalizou.
O folder marca a comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre de 1° a 8 do próximo mês. Além desta iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde já realizou a III Mostra de Artes, com o objetivo de divulgar e incentivar o aleitamento através da criatividade e sensibilidade de artistas da região.
(Londrina, 24 de julho de 2009)
Foto ilustrativa: Luiz Jacobs