Primeiro ‘Um Dia no Parque’ agrada os visitantes
Atividade integra um movimento nacional para incentivar visitas a parques. O Arthur Thomas, aqui de Londrina, está no rol dos roteiros.

A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) realizou no domingo (21) a primeira edição do evento Um dia no Parque, no Parque Arthur Thomas. A ação, que integra o movimento nacional de incentivo à visitação aos parques, contou com a parceria do Conselho Municipal de Cultura e Paz (COMPAZ), da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Rádio Paiquerê 91.7 e Clube Aventureiros do Amanhecer.

Segundo a gerente de Educação Ambiental da SEMA, Queila Spoladore, cerca de mil pessoas compareceram e participaram das atividades. “O evento contou com a presença de muitas famílias com várias com crianças. A participação do público foi muito boa”, afirmou. Segundo ela, há a intenção de realizar o evento mais vezes, tornando-o mensal ou bimestral.
A programação contou com atividades educativas e recreativas, promovidas pelo Clube Aventureiros do Amanhecer, além da Biblioteca Móvel Ambiental da SEMA. Teve trilha guiada pelo parque, abraço no parque realizado pelo COMPAZ e plantio de árvores. Ainda foram plantadas, na beira do lago, duas unidades de cerejeira-do-Japão e seis mudas de acácia-azul, as primeiras da espécie no parque.
O secretário municipal do Ambiente, José Roberto Behrend, também avaliou positivamente o evento. “Foram muitas pessoas conhecendo e reconhecendo as belezas naturais de uma das maiores unidades de conservação inseridas dentro do perímetro urbano no Brasil. Parabenizo toda a equipe da Secretaria do Ambiente e aos nossos parceiros que fizeram que este dia fosse um sucesso”, disse.

Mata dos Godoy– Além do Parque Arthur Thomas, o Parque Estadual Mata dos Godoy também promoveu o evento. Foram realizadas atividades de visitação, observação de aves, trilhas guiadas, explicação sobre as pesquisas realizadas no local e as riquezas naturais do parque. Quarenta pessoas participaram da ação, que foi organizada pela ONG MAE (Meio Ambiente Equilibrado). O Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) apoiou a atividade.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Educação Ambiental, Queila Spoladore, no telefone 3372-4769.
Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com