Cidade

Ippul completa 16 anos de trabalho pela melhoria da cidade

Criado em 1993, o instituto atua no planejamento territorial do município, com intuito de melhorar a qualidade de vida da população


c2c9f7a54930a187387eeb6dc0fe0e88O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) completa, hoje (dia 27), 16 anos de existência. Desde 1993, a pasta presta serviços relacionados ao crescimento do município de forma integrada, atendendo os pressupostos do Estatuto do Município. O órgão opera na pesquisa e elaboração de projetos em diferentes áreas da cidade, como no sistema urbano e de trânsito. Entre outras iniciativas, o Ippul é responsável pelo desenvolvimento do Plano Diretor do município, que define diretrizes para o crescimento ordenado de Londrina, melhorando a qualidade de vida da população.
De acordo com o novo presidente do Ippul, Carlos Alberto Hirata, a principal diferença dos trabalhos realizados pela pasta no início para agora é que o órgão passou a atuar também na área rural. “Em 1993 apenas a área urbana era atendida. Agora as nossas metas visam atender ambas, possibilitando que as ações sejam mais eficazes”, salientou.
Nomeado e empossado no cargo da presidência do Ippul, Hirata já traça as primeiras medidas. “A demanda de trabalho aumentou muito com o crescimento de Londrina, mas, infelizmente, o investimento aplicado no setor não acompanhou esse ritmo. Por isso, o primeiro trabalho vai consistir em organizar a instituição, alimentando o quadro funcional e buscando a captação de recursos internos e, principalmente, externos. Além disso, já vamos começar a colocar as ações do Plano Diretor, que veem sendo discutidas com a comunidade através das audiências públicas”, observou.
c2c9f7a54930a187387eeb6dc0fe0e88O presidente aproveitou para anunciar, também, a divulgação de um informativo eletrônico do Instituto, que vai servir para relatar as ações que estão sendo realizadas pelo órgão, bem como permitir que os cidadãos londrinenses participem das ações do município através de sugestões. O material poderá ser acessado através do site http://www.londrina.pr.gov.br/ippul. “A previsão é que ele comece a ser veiculado ainda nesta semana. A nossa intenção é disponibilizar este material quinzenalmente”, informou.
Além do lançamento do folder virtual, Carlos Alberto Hirata ainda falou sobre um projeto que já está sendo discutido. Trata-se da construção de uma ciclovia na cidade. A proposta precisa ser aprovada no Ministério do Turismo e não tem ainda previsão de implantação.
(Londrina, 27 de julho de 2009)
Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos