Cidade
Novo sistema de pintura viária completa 20 dias
Ao todo, aproximadamente 60 quilômetros de vias públicas foram revitalizados nesse período; serviço diminuiu o tempo e agilizou o serviço dos agentes

Segundo o diretor de trânsito da CMTU, major Sérgio Dalbem, o equipamento diminuiu o tempo de execução e agilizou em dez vezes o serviço realizado pelos agentes. “Em 12 dias úteis que nós atuamos com a pintura nas ruas, conseguimos fazer o que o outro equipamento levava 22 dias. Com essa aquisição nós ganhamos tempo e economia”, explicou.
O novo aparelho que é adaptado a um caminhão da CMTU possui dois tanques com capacidade de 300 litros de tinta cada e, com essa quantidade de material, executa 8 quilômetros de pintura. O diretor informou que foram pintados os dois lados dos meios-fios, as faixas de pedestres, faixas brancas e amarelas, além de outros locais como os canteiros centrais das avenidas. “Começamos com o centro da cidade exatamente por se tratar de uma região que reúne um grande número de pessoas e veículos, mas nosso objetivo é estender o serviço aos bairros da cidade”, disse.
Além do menor gasto de tempo, o novo serviço possibilita maior visibilidade da sinalização à noite. Segundo o diretor, o equipamento oferece também outras vantagens como a possibilidade de utilizar tinta à base de água, que garante mais economia e polui menos o meio ambiente. “Nossa principal meta é atender a maioria dos bairros da cidade. Com as devidas sinalizações reforçadas, nós garantimos mais segurança no trânsito e o respeito à sinalização tanto por parte dos motoristas quanto dos pedestres”, relatou Dalbem.
(Londrina, 27 de julho de 2009)