Cidadão

Unidade escolar recebe doação de 904 livros

Também foram doados 104 itens de apoio pedagógico para a Escola Municipal Joaquim Pereira Mendes

A Campanha de Doação de Livros promovida pela Unimed Londrina, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), terá encerramento nesta quarta-feira (31), às 9h, na Escola Municipal Joaquim Pereira Mendes. O projeto, que está em sua quinta edição, tem por objetivo arrecadar livros para escolas municipais de Londrina visando o avanço da cultura e da educação. A unidade escolar está localizada na Rua Guilherme Farel, 1000, na Gleba Fazenda Palhano.

O evento terá a participação de alunos e funcionários da unidade, além da comunidade escolar que também será recebida. Como forma de entretenimento haverá uma contação de histórias realizada pela funcionária da SME, Aliny Perrota, e uma apresentação musical organizada pela musicista Irina Ratcheva. Também estará presente a assistente de sustentabilidade da Unimed, Aliny Marendaz.

A Campanha é feita pela Unimed Londrina desde 2015. A iniciativa conta com a parceria de clientes, funcionários da operadora, cooperados e comunidade para a coleta de livros infantis e materiais pedagógicos – como jogos e livros interativos. Jornais, revistas e títulos não recomendados para estudantes do ensino fundamental são vendidos para uma loja de livros usados ou comercializados como papéis avulsos. O dinheiro angariado é destinado para a compra de novos exemplares.

Neste ano a arrecadação começou em fevereiro e, ao todo, foram coletados 904 livros e 194 itens de apoio pedagógico, os quais serão distribuídos, integralmente, para a Escola Municipal Joaquim Pereira Mendes. No ano anterior foram arrecadados 365 livros para a Escola Municipal América Sabino Coimbra, o que significa um aumento de 247% na quantidade de exemplares doados.

Segundo a gerente de sustentabilidade da Unimed, Fabianne Piojetti, a Campanha de Doação de Livros está proporcionando, cada vez mais, progresso para a educação. “Contribuir com a questão educacional é muito significativo. A Campanha está crescendo ano a ano, conseguimos entregar livros de qualidade que fazem a diferença. É importante trabalhar essa parte pedagógica, olhar para quem precisa”, ressaltou.

A escolha da unidade – A designação da Escola Municipal Joaquim Pereira Mendes para ser a beneficiada deste ano, através do projeto, foi feita pela Secretaria Municipal de Educação e se deve ao fato da unidade escolar ter sido inaugurada neste ano e possuir pequeno acervo bibliográfico em seu novo núcleo. Anteriormente, desde 2017, a Escola funcionava em dualidade com o Colégio Vicente Rijo, localizado na Avenida Juscelino Kubitscheck, 2372.

No total, são 600 livros disponíveis na biblioteca da unidade, os quais são destinados para cerca de 495 alunos, do P5 ao quinto ano. De acordo com a gestora da unidade escolar, Valdirene Maria de Oliveira Guiraldelli, com o acréscimo dos novos exemplares o acervo bibliográfico ficará bem provido. “O que mais é válido é a ação solidária para ajudar a Escola. Possuímos, hoje, apenas 600 livros que às vezes não suprem toda a demanda. Com os novos exemplares teremos um grande salto”, relatou.

A Campanha de Doação de Livros da Unimed Londrina, ao longo dos anos, já atendeu 1.462 estudantes de cinco escolas de Londrina e distribuiu 2.656 livros, além de 1000 itens de apoio pedagógico.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessoria de imprensa da Unimed, através do número 3375-6258, ou com a gestora da Escola Municipal Joaquim Pereira Mendes, Valdirene Maria de Oliveira Guiraldelli, pelo número 3375-0050.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com, com informações da Assessoria de Imprensa da Unimed Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos