Simpósio discute sobre aleitamento materno e saúde masculina
A ação parte das campanhas do Agosto Dourado e Azul e tem por objetivo capacitar pais, familiares e cuidadores durante a fase de amamentação

Na sexta-feira (2), começa o Simpósio de Aleitamento Materno – Agosto Dourado e Azul, no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde do Hospital Universitário de Londrina (CCS – HU), na avenida Robert Koch, 60. A atividade é uma junção das campanhas Agosto Dourado, que visa promover e apoiar o aleitamento materno, e o Agosto Azul, período dedicado à incentivar a prevenção e a promoção da Saúde do Homem. Será das 8h às 12h e das 13h30 até 17h30.

O objetivo do evento é instruir os pais sobre o assunto, além de incentivar o aleitamento materno. A ideia partiu do slogan “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação. A programação é voltada para profissionais e acadêmicos que atuam na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, mulheres que amamentam ou que amamentaram e pessoas interessadas pelo tema.
A organização do evento quer realçar que a presença dos familiares e dos cuidadores, além da presença materna, ajuda a possibilitar o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida do bebê, e de forma complementar até os dois anos de idade. Durante este período, a mãe precisa de amparo de todos ao seu redor, para que a amamentação seja eficaz.
Agosto Azul – Além de destacar a importância do aleitamento materno, o simpósio tem uma parte de sua programação voltada ao cuidado da saúde masculina, devido à Campanha do Agosto Azul, instituída no Paraná por meio da Lei n° 17.099/2012. Esta ação quer incentivar os homens a fazerem testes preventivos e exames periódicos, promovendo uma saúde melhor para o indivíduo, evitando diagnósticos tardios de doenças.
A programação também inclui ações voltadas para o papel paterno durante a amamentação, envolvendo maneiras de como o parceiro pode ajudar a mãe, promovendo saúde e suporte de forma adequada nessa fase. Esta iniciativa segue a proposta de 2018 da Prefeitura que instituiu o Pré-Natal do Parceiro, que busca inserir o pai no acompanhamento feito durante a gestação.
Inscrição – O evento tem capacidade para 240 pessoas e as inscrições devem ser feitas com antecedência pela página da Escola de Governo – AVA/PML, no Portal da Prefeitura. Dentro do site, o interessado deve ir para a aba Saúde > Atenção Primária > Materno Infantil > Cursos – 2019 > Simpósio de Aleitamento Materno – Agosto Dourado e Azul. A chave de inscrição para esta atividade é ALEITAMENTO-2019.
O Simpósio de Aleitamento Materno – Agosto Dourado e Azul é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A organização é do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA), com apoio e participação de seus integrantes, e com parceria da Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DAPS).
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora em Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Município, enfermeira Lilian Poli, no 3372-9827; e com a gerente de Programas Especiais da Saúde, Lilian de Fátima Macedo Nellessen, no 3372-9829.
Texto por Aline Schmidt sob orientação dos jornalistas do N.Com