Destaques

Abertas as inscrições para Semana da Pátria e Desfile Cívico em Londrina

Entidades interessadas em participar precisam se inscrever até, no máximo, dia 1º de setembro, no www.londrina.pr.gov.br

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está com inscrições abertas para as instituições que desejam participar do Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro e das comemorações que o precedem. Os interessados podem se inscrever pelo banner disponível na página da Prefeitura.

Até o dia 1º de setembro, os representantes de diversos segmentos da sociedade civil e militar podem se inscrever. Entre eles, são esperados integrantes das escolas públicas e privadas, de grupos da sociedade civil organizada, de Organizações Não Governamentais (ONGs), das forças de segurança, da área dos esportes, lazer e cultura, entre outras instituições.

A novidade deste ano é que os diretores das escolas municipais também devem se inscrever diretamente no site da Prefeitura e não mais com a Secretaria Municipal de Educação. Aqueles que tiverem alguma dúvida também podem entrar em contato pelo telefone 3375-0113. A inscrição é gratuita.

Para participar é preciso preencher dados de contato da instituição, como nome, telefone, e-mail e um breve histórico, assim como especificar o número de pessoas que deve participar, a faixa etária das mesmas e se haverá ou não veículos, animais ou fanfarra acompanhando o desfile. Essas informações são necessárias para que a organização do Desfile oriente a posição correta dos grupos que passarão desfilando.

A intenção das coordenadoras do desfile é que o evento consiga reunir um público diversificado, formado por estudantes, trabalhadores, profissionais das forças de segurança, idosos, crianças e a população em geral. “O desfile tem como finalidade incentivar o civismo e o patriotismo, que são tão necessários para os brasileiros nos dias de hoje, assim como tratar de valores e princípios, como o respeito ao bem público e os direitos e deveres do cidadão”, disse a responsável pelas atividades da Semana da Pátria e pelo Desfile de 7 de setembro, Carla Cordeiro.

A expectativa é que participem em torno de 4 mil pessoas do Desfile Cívico de 2019 e 15 mil assistam a iniciativa que acontece anualmente. Como de costume, a cerimônia do desfile encerrará as comemorações da Semana da Pátria, tendo início às 9 horas, na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste).

Semana da Pátria – Além do desfile, os interessados em participar das comemorações que antecedem o aniversário de 197 anos da Independência do Brasil também devem se inscrever na Semana da Pátria. Ela terá início no sábado, dia 1º de setembro, às 8 horas, em frente à entrada oficial da Prefeitura de Londrina, que fica no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto.

Estarão presentes a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, e autoridades que representam as forças de segurança em Londrina. Juntos, eles assistirão ao hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina, assim como cantarão os hinos e se pronunciarão ao público.

As ações da semana cívica são tradicionais em Londrina e acontecem anualmente com a participação de estudantes das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil e diversas entidades parceiras. Em 2019, elas iniciam no sábado e terão continuidade a partir de segunda-feira, dia 3 de setembro, encerrando-se no dia 6 de setembro, no mesmo local e horário.

Essas celebrações cívicas vêm ao encontro do conteúdo ministrado nas unidades escolares de Londrina, visto que os alunos de 3º ano aprendem mais sobre o assunto na disciplina História. Já no 4º ano, os professores reforçam os conhecimentos sobre a história de Londrina e seus fundadores e no 5º ano ensinam, de forma mais aprofundada, a história do Estado do Paraná e do Brasil.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Assessoria Pedagógica e coordenação da semana e do desfile cívico, Carla Cordeiro, pelo 3375-0113.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, especialista em Comunicação com o Mercado e Mestre em Ciência Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos