Prefeitura atualiza técnicas nos serviços de saúde
Objetivo é proporcionar mais segurança para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, organizar os serviços e atualizar a equipe

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está atualizando o manual de POP (POP), que documenta diversos procedimentos de enfermagem, fisioterapia e medicina, com o objetivo de padronizá-los e otimizar as rotinas de trabalho. Ao todo, a lista contém 40 técnicas, das quais algumas estão sendo reescritas e outras inseridas, para serem aplicadas em toda a Rede Municipal de Saúde.

Na lista há procedimentos como: curativo, aferição de pressão arterial, de peso, altura e de circunferência abdominal, troca de traqueostomia, teste de glicemia capilar e do pezinho, exame clínico das mamas, coleta de citologia oncótica, anestesia loco regional, sutura cirúrgica, troca de gastrostomia, entre outros.
A assessora da Diretoria de Atenção Primária da SMS, Daniela Carvalho Gomes, explicou que a literatura traz diversas técnicas para cada procedimento, por isso é necessário padronizá-las, a fim de proporcionar mais segurança para o profissional e paciente, além de organizar os serviços e atualizar a equipe. “Após a edição do POP, os procedimentos passam por um momento de validação, com 26 profissionais da Diretoria de Serviços Complementares de Saúde (DSCS), Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) e Diretoria de Urgência e Emergência em Saúde (DUES)”, contou.
A primeira validação aconteceu quinta-feira (15), em uma oficina conduzida pela enfermeira Eni do Carmo, da Atenção Básica da SMS. Ao todo serão realizados cinco encontros de validação, o próximo será na quarta-feira (21). “Os mesmos profissionais que estão fazendo a validação dos POPs, estão sendo capacitados para repassarem as informações para toda a Rede Municipal de Saúde, para que todos os profissionais da rede sejam capacitados e estejam aptos a aplicar as novas orientações”, explicou. Após a conclusão do trabalho, o manual deve ser disponibilizado no Portal da Prefeitura de Londrina.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessora da Diretoria de Atenção Primária da SMS, Daniela Carvalho Gomes, no 3372-9825.