Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana
Entre os dias 12 e 18 de agosto foram 120 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 12 e 18 de agosto. Ao todo foram 120 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 63 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em escolas municipais e creches foram 13 registros. Crimes ambientais foram 13 constatações.
As ocorrências referentes à violência doméstica e à Patrulha Maria da Penha, visando proteger as vítimas de violência, somaram 7 atendimentos. Ocorrências de perturbação do sossego e ordem pública, e fiscalização da lei seca municipal somaram 16 registros. Animais de grande porte na via somaram 4 ocorrências.
Ocorrências de maior vulto – Na madrugada da última quarta-feira (15), a equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM) da GM, em patrulhamento preventivo pela Escola Municipal América Sabino Coimbra, Jardim Paulista, visualizou um rapaz em atitude suspeita que fugiu da abordagem. Ao ver os agentes, o homem jogou um pacote por cima do muro da escola. Após verificação do local o pacote foi encontrado. Foram apreendidas 249 porções de sustâncias entorpecentes e R$84,00 em dinheiro trocado. Todo material foi entregue à delegacia de plantão.
Durante à tarde de sexta-feira (16), uma denúncia anônima informou que um homem estaria praticando tráfico de drogas na praça em frente ao Centro Municipal de Educação Infantil Water Okano, centro. A central da Guarda Municipal enviou uma equipe ao local para verificação e conseguiu abordar o suspeito. Com ele foram encontradas 10 porções de maconha e crack. Ele foi encaminhado à delegacia.
Equipe da Guarda Rural em patrulhamento pela estrada que liga o patrimônio Guairacá ao distrito de Lerroville visualizaram um veículo estacionado de forma suspeita, há poucos metros para dentro da mata. No local ninguém foi encontrado, mas ao fazer a checagem no sistema de informações foi constatado indicativo de furto/roubo. O veículo foi encaminhado à delegacia de plantão para registro da ocorrência e, posteriormente, ser viabilizada a entrega ao proprietário.
A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia, todos os dias. E atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil. Em caso de necessidade ou visualizar alguma situação suspeita,é importante que se faça a denùncia.
Atribuição legal – De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública. O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.
Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social