Cidadão

Casa da Mulher realiza oficina de Sabão Artesanal nesta sexta

Como as vagas são limitadas, as inscrições devem ser feitas pelo telefone 3378-0111; no mesmo dia, começa o curso de tricô básico

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, por meio da Casa da Mulher – Centro de Formação e Ações Integradas, está com inscrições abertas para a oficina de Sabão Artesanal que será realizada na sexta-feira (23), das 14h às 16h. Será na própria sede, localizada na Rua Valparaíso, 189, esquina com a Avenida Higienópolis, no Parque Guanabara.

A atividade será ministrada pela professora do curso de Tecnologia de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Isabel Craveiro Moreira, que irá ensinar como produzir sabão e amaciante utilizando resíduos de óleo de cozinha. Além de possibilitar a criação de um novo produto, o reaproveitamento do óleo contribui também para a preservação da natureza, pois seu descarte indevido no ambiente acaba contaminando a água, o solo e a atmosfera.

O objetivo da oficina é promover a capacitação de mulheres, buscando viabilizar fontes alternativas de geração de renda, sendo direcionada, preferencialmente, às mulheres acima de 18 anos e residentes em Londrina. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 3378-0111, no horário de atendimento das 12h às 18h.

Foto: Ilustrativa

Tricô – Para aprender a manusear as agulhas e linhas de tricô, o Centro de Formação e Ações Integradas Casa da Mulher também oferece, nas próximas sextas-feiras (23 e 30), oficina de tricô para iniciantes. O curso é voltado às mulheres com idade igual ou superior a 18 anos, e será realizado das 14 às 17 horas, na Casa da Mulher. As inscrições devem ser feitas com antecedência, também pelo telefone 3378-0111, pois as vagas são limitadas.

A artesã Neolzeli Azolini vai ensinar os dois pontos básicos, que são o meia e o tricô, apresentar a agulha, principal ferramenta para a técnica, explicando sobre seus diferentes modelos e tamanhos. E irá levar algumas peças que ela mesmo tricotou. “Gosto de mostrar para as alunas o que elas vão conseguir produzir, então vou expor essas peças mais simples, como xale para sofá e cama, poncho, cachecol, e que podem ser feitas utilizando os dois pontos base do tricô”, comentou.

Neolzeli citou que o tricô exercita, além da coordenação motora e a concentração, a criatividade, já que esses itens podem ser produzidos com reutilização de restos de linhas e lãs, previamente utilizadas em outras peças. “Hoje há muitas referências na internet, vários sites publicam modelos que são fáceis de reproduzir. Então a expectativa é que essas alunas consigam adaptar o que elas querem fazer com o que têm disponível, e tricotar a peça desejada. Isso poderá se tornar um hobbie, uma fonte de renda principal ou extra, ou até mesmo um exercício para quem está passando por alguma doença, como a depressão. É muito gratificante, ao final do trabalho, poder dizer que foi você mesma quem fez aquela peça, é algo que traz muita satisfação”, destacou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas na Casa da Mulher, pelo telefone 3378-0111.

Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos