Cidadão
Atividades marcam aniversário do Economia Solidária
Neste mês, o Programa completa o 4º ano de existência; seminário é a última ação do aniversário
Será realizado nesta quinta-feira (dia 27), das 9h às 12h, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), um seminário sobre comércio justo, que visa discutir uma estratégia comercial que promova a produção local sustentável, gere trabalho e renda, buscando uma relação de equidade entre homens, mulheres e gerações. O evento faz parte das atividades de comemoração do 4° ano do Programa Municipal de Economia Solidária.O encontro é destinado aos núcleos de produção que integram a cooperativa de Economia Solidária (Unisol – Londrina), às equipes do Programa Municipal de Economia Solidária, e aos grupos dos projetos de Economia Solidária das instituições de ensino superior: Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do Prosol e INTES; Universidade Norte do Paraná (Unopar) e UTFPR.
Além do seminário, outros dois eventos já foram realizados em alusão ao aniversário do
Programa, que completou quatro anos de existência no dia 18 deste mês. A primeira atividade consistiu na realização da Feira de Economia Solidária (Feisol), no calçadão de Londrina, durante os dias 6, 7 e 8 de agosto. No local foram comercializados diferentes produtos alimentícios, artesanais e de confecção, feitos pelos grupos da Economia Solidária. Alguns utensílios foram produzidos a partir de materiais recicláveis.A segunda ação comemorativa, que ocorreu no dia 15 de agosto, promoveu a distribuição de 3 mil panfletos na esquina das avenidas Juscelino Kubitscheck (JK) com Rio de Janeiro, próximo ao Centro Público. O objetivo foi divulgar para a comunidade londrinense as realizações do Programa de Economia Solidária de Londrina. A distribuição contou com a participação de dois artistas da Escola Municipal de Teatro. Os profissionais vestiram trajes que estampavam a logomarca da Economia Solidária de Londrina.
“A vestimenta apresentava a bandeira de Londrina e uma ciranda colorida ao redor, que fez referência ao respeito a diferenças étnicas, culturais e de experiência”, contou a coordenadora do Programa Municipal de Economia Solidária, Sandra Nishimura, que ainda ressaltou a importância das realizações alusivas ao 4° aniversário. “São atividades que demonstram os nossos avanços conquistados ao longo da existência do programa. Mas, ainda, mostra que temos desafios em relação aos direitos dos que trabalham conosco”, contrapôs.
O Programa Municipal de Economia Solidária é um trabalho intersetorial da Prefeitura de Londrina, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência, em parceria com o Provopar Londrina. O objetivo do programa é apoiar as iniciativas coletivas de trabalho e renda que se organizam com base nos princípios da economia solidária: cooperação, autogestão e solidariedade.
(Londrina, 25 de 2009)
Fotos: Luiz Jacobs




