Destaques

Londrina Mais se consagra como maior evento educacional da região

Iniciativa conta com envolvimento de mais de 40 mil alunos e 5 mil professores; confira a programação dos três dias de atividades

O maior evento educacional da região sul do Brasil, Londrina Mais, foi aberto oficialmente na manhã desta quinta-feira (22), no Parque de Exposições Governador Ney Braga, com a presença do prefeito Marcelo Belinati. Em sua terceira edição, a iniciativa inovadora conta com o envolvimento de todas as unidades escolares da rede, no desenvolvimento dos trabalhos, que somam mais de 40 mil alunos, além das unidades filantrópicas, e cerca de 5 mil professores.

Foto: Vivian Honorato

Com o tema Sustentabilidade, os alunos trouxeram trabalhos variados, como hortas, maquetes, jogos, brinquedos, cartazes, feira de troca de brinquedos, trabalhos com reciclagem e variados projetos que envolvem as diversas áreas do conhecimento, como ciência, matemática, português, geografia, entre outras. A Escola Municipal João XXIII, por exemplo, desenvolveu um projeto de reutilização de canudinhos em estampas de camisetas. Outro destaque é da Escola Municipal Edmundo Odebrech, localizada no distrito da Warta, que fez chover, dentro do estande, por meio de um projeto desenvolvido pelos alunos da unidade.

Até sábado, milhares de pessoas poderão conhecer o trabalho dos alunos da rede municipal, e os professores, gestores e coordenadores participação de formação continuada, por meio da palestras e oficinas, ministradas por profissionais renomados, vindos de diversos estados do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Além das atividade e exposição, a comunidade tem à disposição uma praça de alimentação diversificada, com restaurantes e food trucks oferecendo diversas opções gastronômicas. A previsão de visitação do Londrina Mais é de cerca de 5 mil pessoas por dia.

O prefeito Marcelo Belinati parabenizou o trabalho produzido pelos alunos e convidou toda a população de Londrina para conhecer as atividades. “Aqui está exposta toda a produção cultural e educacional do município. É uma inovação que a administração fez, desde que assumimos a Prefeitura, e serve como um grande estímulo para que as crianças produzam cada vez mais, estudem e se empenhem”, afirmou.

O prefeito também destacou que a educação é prioridade na sua gestão e lembrou que a cidade subiu quatro pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), atingindo a maior nota da história de Londrina. “Estamos construindo nove escolas e creches ao mesmo tempo e reformando outras 42, readequando as unidades escolares, instalando computadores, trocando móveis e equipamentos, como fogões industriais e ventiladores, vamos adaptar a rede elétrica das escolas para que possam receber aparelhos de ar condicionado, voltamos a fornecer os uniformes escolares, promovemos melhorias no contrato da merenda, entre outras ações, que estão contribuindo no sentido de melhorar, cada vez mais, a qualidade do ensino de Londrina, tornando a cidade uma referência nacional”, enfatizou.

Foto: Vivian Honorato

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, disse que o Londrina Mais representa a oportunidade de expor o trabalho feito no dia a dia, por alunos e professores. “Também é um momento especial de  formação de professores. Disponibilizamos mais de 9 mil vagas para os educadores participarem de uma programação variada de cursos. Todo esse conhecimento e a troca de experiência entre alunos e professores é muito rica”, frisou.

Programação – Nesta quinta-feira (22), as atividades prosseguirão até as 18 horas, na sexta-feira (23) o horário de funcionamento será das 8 às 22 horas e, no sábado (24), das 9 às 14 horas. O acesso ao evento é gratuito e aberto ao público em geral, assim como o estacionamento.

No primeiro dia, as palestras são voltadas para o ensino infantil e iniciaram às 8h15, no Recinto Horácio Coimbra. O primeiro tema exposto foi “Inteligência emocional para a vida e carreira”, pelo palestrante Rafael Arruda. Pela manhã, também houve a palestra “Ler e contar história: resolução de conflitos e gestão da felicidade”, ministrada por Cleber Fabiano.

No período da tarde, Fabiano irá realizar novamente a palestra “Ler e contar história: resolução de conflitos e gestão da felicidade”, às 13h45, no Recinto Milton Alcover. No mesmo horário, no Recinto Horácio Coimbra, estará acontecendo a palestra “Brincadeiras Cantadas” com Valmor Papi. Para finalizar, às 15h30, Cassiana Magalhães da Universidade Estadual de Londrina (UEL), estará ministrando a palestra “Quem quer organizar essa bagunça põe a mão aqui: a ambientação do espaço e a promoção do desenvolvimento das crianças na educação infantil”.

Na sexta-feira (23), serão realizadas 12 palestras voltadas para o ensino fundamental. No Recinto José Garcia Molina, às 8h15 a palestrante Angela Mendonça, irá tratar sobre “Direito Educacional aplicado à Educação Infantil e aos anos iniciais”. O tema “Bullying, tipos e consequências” será abordado por Fernando Zanluchi, às 10h. No período da tarde, o Recinto José Garcia Molina irá sediar, às 13h45, uma palestra sobre “Direito Educacional aplicado à Educação Infantil e aos anos iniciais” com Angela Mendonça. A última palestra neste recinto será às 15h30 com o tema “Como tratar funções cognitivas na sala de aula: estimulando e trabalhando dificuldades”, com a Ms. Denise Ribas Jamus.

No mesmo dia, no Recinto Horácio Coimbra, às 8h15, haverá a palestra “O papel da escola no século 21” com Will Costa. Às 10h, Robson Melo, irá debater “A mágica das histórias”. No período da tarde, às 13h35 o tema será “Efeitos da tecnologia e das mídias no desenvolvimento cognitivo”, com o palestrante Fernando Zanluchi. Para finalizar a agenda deste recinto, Rafael Arruda irá tratar sobre “Inteligência emocional para a vida e carreira”.

Já no Recinto Milton Alcover, também na sexta-feira, o palestrante Marcelo Hille irá falar sobre “A conciliação no cotidiano escolar”, às 8h15. A palestra com o tema “Sustentabilidade na Perspectiva da Educação Ambiental Crítica” com Jorge Sobral da Silva, terá início às 10h. À tarde, às 13h45, Caio Calegari estará no Londrina Mais para discutir a educação para todos, por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Neste debate, estarão presentes diversos representantes dos municípios do norte do Paraná. Para finalizar a programação, às 15h30, Saymon Veiga, irá discutir sobre “Criatividade e TDAH: Qual o papel do professor?”.

No mesmo dia, às 14h45, haverá o lançamento de três livros no Stand 1 de História e Geografia, no Pavilhão Internacional. As obras “Contação de Histórias do Norte do Paraná”, “Causos da Terra Roxa” e “Narrativas da Terra Indígena do Apucaraninha”, foram desenvolvidas por professores e alunos participantes do Projeto Contação de Histórias do Norte do Paraná, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com o Museu Histórico de Londrina da UEL.

No sábado (24), o evento abrirá espaço para a realização da Feira de Empreendedorismo, onde estarão envolvidos os alunos participantes do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido em parceria com o SEBRAE.

As inscrições para as palestras e oficinas estão abertas e devem ser realizadas com antecedência pelo site Escola de Governo, no Portal da Prefeitura. O interessado deve clicar na aba Educação e na busca pesquisar o nome da palestra que deseja realizar. A programação completa também pode ser visualizada em um aplicativo disponível para android, desenvolvido por alunos da UEL. Para acessá-lo, clique aqui. 

O Londrina Mais é realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e diversos parceiros, dentre eles o Serviço Social do Comércio (SESC); SEBRAE; Companhia Paranaense de Energia (COPEL); Associação Famílias Especiais de Londrina (AFEL); Unimed Londrina; Faculdade Positivo; Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (SINDSERV); e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, pelo telefone 3375-0022.

Texto: Dayane Albuquerque e Aline Schmidt, sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista Prefeitura Municipal de Londrina

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos