Cidade
Barbosa comenta resultado de Londrina na pesquisa IFDM
Londrina obteve a primeira posição no Estado do Paraná e a 51ª no país, em pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan)

Londrina obteve a primeira posição no Estado do Paraná e na lista de 5.565 cidades do País, foi a 51ª. “A pesquisa projeta Londrina nacionalmente para novos investimentos privados e públicos. Como diz o lema da campanha dos 75 anos: viver em Londrina é bom demais”, declarou o prefeito.
De acordo com o secretário da Fazenda, Denílson Novaes, a posição de Londrina se deve ao equilíbrio entre os três indicadores da pesquisa: emprego e renda, saúde e educação. “As nossas médias em saúde e educação são elevadas e jogam a cidade lá em cima. O resultado mostra que as políticas públicas evoluíram nos últimos anos”, explicou.
Novaes, que estudou a pesquisa, comparou o resultado da cidade com Joinvile, cidade catarinense do mesmo porte que Londrina, que ficou na 132ª posição na pesquisa nacional. “Apesar de terem índices maiores em emprego e renda alta devido a forte industrialização do local, eles perdem para Londrina em virtude dos indicadores de educação e saúde”, comparou.
Para o secretário da Fazenda a cidade tem muito a ganhar com o resultado. “Como o objetivo da pesquisa é orientar investimentos de empresários acho que o resultado pode beneficiar e muito a nossa cidade. Os empresários vão voltar a atenção para cá”, observou Novaes.
(Londrina, 28 de agosto de 2009)
Foto: Luiz Jacobs