Conferência Municipal de Cultura começa nesta sexta-feira (6)
Objetivo da iniciativa é promover ações democráticas para o avanço de políticas públicas na área

A IX Conferência de Cultura da Cidade de Londrina será realizada nesta sexta-feira (6) e sábado (7), na Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, localizada na Avenida Rio de Janeiro, 413. O evento deste ano terá como tema a Cultura como Política Pública – Histórico e Possibilidades. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e do Conselho Municipal de Política Cultural.
Segundo a diretora de Patrimônio Histórico da SMC e integrante da comissão organizadora, Solange Cristina Batigliana, o tema deste ano propõe a avaliação histórica do que foi construído na área desde quando a Conferência passou a ser realizada, em 2001. Para o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, o município tem uma história consolidada com a realização dessa ação, e as conferências promovem a manutenção de um instrumento garantido por lei, com a oportunidade de participação, de forma democrática, no trabalho para o avanço de políticas públicas na área.
Programação – Na sexta-feira (6), a partir das 18h, haverá o início do credenciamento para os mais de 100 delegados eleitos durante as pré-conferências, realizadas no mês de agosto e início de setembro. A abertura oficial da Conferência começa às 19h, com a presença de secretários e autoridades do município.
Das 19h30 às 21h30 será realizado um bate-papo sobre o tema desta edição, mediado pelo secretário de Cultura, Caio Cesaro, juntamente com pessoas importantes para a construção de políticas públicas de cultura na cidade. Irão compor a mesa, o professor do curso de Artes Visuais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre e doutor em políticas públicas, Kennedy Piau; o músico, produtor cultural e ex-secretário de Cultura, Bernardo Pelegrini; e o jornalista e ex-secretário de Cultura, Valdir Grandini.
A programação do sábado (7) terá início, pela manhã, com o credenciamento às 8h. Durante todo o dia, das 9h às 18h, haverá a Plenária, onde serão apresentadas e discutidas várias propostas para os mais diversos segmentos de cultura, como música, teatro, circo, cinema, fotografia, artes gráficas, entre outros, e também para cada região do município, incluindo os distritos. O objetivo da sessão é articular ações e políticas voltadas para essas áreas.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Patrimônio Histórico da SMC e integrante da comissão organizadora da IX Conferência, Solange Batigliana, pelo telefone 3371-6608.
Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com