Semana da Pátria conta com participação da Secretaria de Cultura
A programação é uma prévia do desfile cívico-militar de 7 de setembro, que vai contar com idosos de diversas instituições

Nesta quarta-feira (4), a Semana da Pátria em Londrina teve o terceiro dia de comemorações no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto. No município, o evento, que celebra os 197 anos de Independência do Brasil é realizada pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com órgãos governamentais, forças de segurança e entidades da sociedade civil organizada.

Hoje, estiveram presentes o secretário de Cultura, Caio Julio Cesaro, as escolas municipais, Maestro Andréa Nuzzi, Vila Brasil, Maria Carmelita Vilela Magalhães e Melvin Jones, o 3º Grupamento de Bombeiros, chefiado pelo tenente-coronel Ezequias de Paula Natal, representado, na ocasião, pelo major Wilson Oliveira Paulino, o Tiro de Guerra, sob comando do tenente Augusto, servidores municipais e o vereador Tio Douglas.
O evento contou com um pronunciamento do secretário de Cultura acerca da Semana da Pátria, além do hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina e os cantos do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência do Brasil.
Cesaro destacou que a Semana da Pátria é uma referência e um símbolo da identidade do nosso país. “É um ícone cultural e, nesse sentido, ter um momento onde todas as atenções se voltam para este ícone é de extrema importância para a preservação da nossa cultura e identidade. Neste ano, portanto, estamos mais uma vez diante da Semana da Pátria celebrando este espetáculo”, frisou.

Todas as seis bandeiras, que ficam à frente da Prefeitura de Londrina e da Câmara Municipal, foram hasteadas. Na Prefeitura, o subtenente do 3º Grupamento de Bombeiros, Adilson Osti, a coordenadora da Escola Municipal Maestro Andréa Nuzzi, Louna de Castro, e as alunas, Maria Clara e Luize Amaral, do quinto ano das escolas municipais, Melvin Jones e Maestro Andréa Nuzzi, foram os encarregados, respectivamente, por erguerem as flâmulas. Já na Câmara, a ação foi realizada por bombeiros do 3º Grupamento.
A Semana da Pátria continua pelos próximos três dias com suas atividades. Nesta quinta-feira (5), os estudantes das escolas municipais Maria Carmelita e Maestro Andrea Nuzzi participarão da solenidade com o Tiro de Guerra de Londrina e o tenente Augusto, novamente, no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto.
Desfile cívico- A Semana da Pátria encerra com o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, que acontecerá no sábado a partir das 9 horas, com concentração na Avenida Dom Geraldo Fernandes (Leste/Oeste). Mais de 5 mil pessoas se inscreveram para participar, entre unidades escolares, Organizações Não Governamentais (ONGs), instituições, grupos da sociedade civil organizada e forças de segurança. A previsão é que 15 mil pessoas estejam envolvidas no desfile, assistindo ou participando ativamente.
No Desfile Cívico-Militar haverá, ainda, a participação de três grupos de idosos que irão desfilar pela Avenida Dom Geraldo Fernandes (Leste/Oeste). No total serão cerca de 230 pessoas. de diferentes instituições, como Secretaria do Idoso, com 150 membros, Sindicato dos Aposentados, com 50, e a Associação da Melhor Idade do Jardim Sol (Amisol), com 30.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a Assessora Pedagógica e coordenadora da semana e do desfile cívico, Carla Cordeiro, através do número 3375-0113.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com