Agentes Comunitários de Saúde participam de curso sobre Alzheimer
Ação faz parte da campanha mundial Setembro Lilás, de conscientização sobre a doença

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Não me Esqueças, está promovendo uma capacitação sobre Alzheimer para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). A ação faz parte da campanha Setembro Lilás, para conscientização sobre a doença, e que acontece em vários países.
O objetivo principal do curso é capacitar os ACSs para que possam identificar, nos idosos que visitam, alterações provocadas por um quadro de demência. E, assim, alertar a equipe de Saúde, para que estas pessoas possam ser adequadamente avaliadas.
Segundo a geriatra do Ambulatório de Alzheimer da Policlínica Municipal, Lindsey Nakakogue, as demências são a quinta causa de mortalidade no mundo, sendo que 70% delas são causadas por Alzheimer. “Há cada vez mais pacientes diagnosticados com a doença em países em desenvolvimento, como o Brasil, conforme a expectativa de vida aumenta. Estima-se que 13% dos idosos no país tenham Alzheimer. Quanto antes o tratamento iniciar, mais tempo com qualidade de vida a pessoa terá. Por isso é importante que os ACSs tenham esse olhar para a doença, consigam tirar dúvidas e encaminhar os casos suspeitos para investigação, para que o idoso receba o tratamento necessário”, explicou.
O curso está sendo executado em quatro turmas. A primeira aconteceu nesta terça-feira (3), e as demais estão programadas para os dias 5, 18 e 19 deste mês, das 13h30 às 17 horas, na Unisesumar. As ministrantes serão a médica geriatra Lindsey Nakakogue; a coordenadora do Grupo de Estudos Sobre Envelhecimento da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pró-reitora de Extensão, Mara Solange Gomes Dellaroza; e as bolsistas recém-formadas do Projeto de Extensão financiado pelo edital da Universidade sem Fronteiras, Laina Veloso Acosta e Maria Karoline Gabriel Rodrigues.
Ao todo, foram disponibilizadas 300 vagas para as quatro turmas, para atender todos os 292 ACSs do Município. O curso foi divulgado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e as inscrições estão disponíveis na Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.
Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) participaram, no dia 14 do mês passado, de uma oficina sobre Alzheimer, com a finalidade de preparar estes profissionais para que eles também promovam ações educativas nos territórios em que atuam.
O Setembro Lilás busca informar e conscientizar a população sobre a doença, seus principais sintomas, além de quebrar preconceitos e estigmas. Em Londrina, as Unidades Básicas de Saúde vão abordar o tema durante todo o mês, para que a comunidade possa identificar os principais sinais e procurar a Atenção Primária em caso de dúvidas e suspeita.
Outras informações podem ser obtidas com a médica geriatra do ambulatório de Alzheimer da Policlínica Municipal, Lindsey Nakakogue, no 3379-0812.