Sercomtel Iluminação testa telegestão em Londrina
São as primeiras experiências com relés “inteligentes” instalados em 199 luminárias da cidade; tecnologia possibilita mais segurança
Município caminha para se tornar uma referência em tecnologia urbana. A Sercomtel Iluminação conduz as primeiras experiências com relés “inteligentes” instalados em 199 luminárias do município. São interruptores fotoelétricos, embarcados em luminárias de vapor de sódio, capazes de se comunicarem com a central de monitoramento da empresa remotamente, utilizando sinais de internet, dentro de um processo chamado de “telegestão” – parte essencial do conceito smart-city (literalmente, ‘cidade inteligente’), que se define pelo uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar esses locais mais eficientes e melhores de se viver.

Por enquanto, os testes da telegestão dos relés são feitos em 14 postes da Praça Sete de Setembro, no centro da cidade, e em 185 pontos do distrito rural de Lerroville, que fica 56 quilômetros distante da sede. Na praça a experiência é feita desde 2015, mas pelos bons resultados o trabalho foi ampliado para o distrito, onde estão em operação desde fevereiro deste ano. “Os resultados são muito satisfatórios e com certeza vamos ampliar”, resume o presidente da empresa, Luciano Kühl. “No caso de Lerroville é o distrito mais distante que temos, então é uma ótima oportunidade para experimentarmos”.
O relé, neste caso, possibilita que técnicos da Sercomtel Iluminação verifiquem remotamente se o sistema das luminárias está funcionando corretamente. Se a lâmpada de um determinado poste apagar ou queimar em Lerroville, por exemplo, o sistema vai acusar o problema no video-wall da SI, em Londrina, que tem monitores especiais, de 55”, instalados em sua Central de Monitoramento. Também é possível ligar e desligar as lâmpadas a distância.
LED – Segundo o diretor de Operações da companhia, Tiago Caetano, futuramente esses interruptores especiais serão acoplados nas modernas luminárias LED, que estão sendo implantadas em Londrina dentro do programa municipal intitulado “Cidade Iluminada”. Com isso, será possível inclusive dimerizar a intensidade da luz, reduzindo ou aumentando a luminosidade de um determinado ponto conforme a necessidade e o movimento do local. O ajuste remoto permitirá otimizar o uso da luminária, dando-lhe mais vida útil e, de quebra, reduzindo o consumo de energia.
A Sercomtel Iluminação está para adquirir os primeiros mil relés inteligentes para as luminárias LED, que serão instalados conforme critérios técnicos a serem estabelecidos. “Estamos trabalhando nas especificações técnicas para aquisição do sistema”, justifica o diretor da SI.
Londrina vai, assim, passar a viver uma nova realidade. Com a implantação definitiva da telegestão e o ingresso no processo de smart-city, o município entrará numa era com mais segurança e qualidade de vida nas ruas.
Texto: assessoria da Sercomtel Iluminação




