Cidadão

Conselho prepara ações para Conferência Municipal de Saúde

Pré- Conferências e 11ª Conferência Municipal de Saúde têm como objetivo debater propostas refrentes às políticas públicas de saúde de Londrina


407aa4ef29b885c499781b29f5553aa5A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Conselho Municipal de Saúde, convoca a comunidade londrinense e os profissionais de saúde da cidade para participarem dos diferentes segmentos das Pré-Conferências, que servem como etapa preparatória para a 11ª Conferência Municipal de Saúde. O tema central das discussões é “Ao SUS o que é do SUS: resgatando o ideário da Reforma Sanitária.” Os debates têm como objetivo traçar propostas de políticas públicas para melhorar a qualidade da prestação de serviços da rede municipal de saúde.
Ao todo são quatro Pré-Conferências, divididas nos segmentos de Gestores, Trabalhadores, Usuários e Prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste sexta-feira (dia 18), serão realizados os encontros de dois segmentos diferentes. O primeiro vai reunir gestores municipais e estaduais do SUS, das 8h às 14h, no Auditório da faculdade Inesul, que fica na avenida Duque de Caxias, n° 1290. O segundo encontro vai congregar os trabalhadores do Sistema, das 19h às 22h, na Villa da Saúde, localizada na avenida Jorge Casoni, n° 2350.
O último encontro será realizado com os usuários do SUS, durante os dias 19 e 20 deste mês. Apenas a Pré-Conferência do Segmento de Prestadores do SUS já ocorreu (dia 11). De acordo com a secretária do Conselho Municipal de Saúde, Rosângela Campiolo, a participação de todos é fundamental para que o SUS melhore. “Vamos analisar os problemas relacionados à vigilância em saúde, participação popular, regulação da assistência e financiamento, que são os pontos que mais influenciam sob a qualidade do Sistema. São ações extremamente importantes na construção do SUS”, falou.
Rosângela explicou que as Pré-Conferencias são importantes para que os londrinenses tenham participação direta sobre o que está faltando na rede municipal de saúde. “As propostas serão direcionadas para atender as demandas existentes. Essa é a melhor maneira para conseguir resolver algo que não está funcionando adequadamente.” Ainda, segundo ela, já a Conferência serve para discutir as propostas sistematizadas e aprovar, em documento único, as melhores. “Todas serão avaliadas pela nossa Plenária Final. E as aprovadas vão compor o nosso Plano Municipal de Saúde”, comentou a secretária.
A 11ª Conferência Municipal de Saúde acontece nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Auditório da Universidade Norte do Paraná (Unopar). Nela, os delegados, escolhidos nas Pré-Conferências votam as prospostas. 
(Londrina, 16 de setembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos