Destaques

Confira as imagens do Desfile de 7 de Setembro em Londrina

Cerca de 15 mil pessoas participaram das atividades que marcaram os 197 anos de Indepedência do Brasil

Avenida lotada no feriado de 7 de setembro. Cerca de 15 mil pessoas foram até a Leste Oeste, avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, participar das comemorações pelos 197 anos de Independência da República Federativa do Brasil. O tradicional Desfile Cívico-Militar começou pontualmente às 9 horas da manhã, com o hasteamento da bandeira nacional e do hino brasileiro.

Segundo a coordenadora do desfile, da Secretaria Municipal de Educação, Carla Cordeiro, tudo transcorreu dentro da normalidade e mais de 15 mil pessoas participaram das comemorações. As 55 instituições que se inscreveram para desfilar na avenida estiveram presentes, somando cerca de 4 mil e 600 pessoas. Outras 10 mil pessoas, entre pais, familiares, amigos e a população em geral, acompanharam a atividade cívica da plateia.

Uma novidade desta edição foi a participação de dois veículos blindados do Exército Brasileiro. Os chamados Guaranis têm capacidade para levar até 11 soldados e atingem uma velocidade de 18 quilômetros por hora em estrada. “Esse ano, os blindados deram um destaque especial ao desfile e todas as instituições compareceram. Temos que agradecer muito a todos, inclusive à população que participou e ajudou a abrilhantar ainda mais as comemorações de 7 de setembro”, disse a organizadora.

As atividades cívicas se encerraram por volta das 12 horas, no trecho compreendido pela Rua São Luiz à Rua Mossoró, que tem cerca de um quilômetro. Os motoristas puderam utilizar a Rua Porto Alegre ou a Rua Araguaia, que são vias paralelas à Avenida Leste Oeste e foram liberadas para o trânsito de veículo. Para ajudá-los, a Prefeitura de Londrina disponibilizou 100 funcionários, entre profissionais da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), policiais militares (PM), guardas municipais e da Secretaria de Educação.

A Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) ajudou com a poda de árvores e a CMTU com a pintura e sinalização viária nos dois sentidos da Avenida Leste Oeste, no trecho entre a Rio Branco e a Guaporé, do meio-fio, das faixas de pedestres, das legendas de pare e devagar, das faixas de divisão de pista e das linhas contínuas de proibição de estacionamento.

Desfilaram pela avenida Tiro de Guerra de Londrina: a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), voluntários da Força de paz das Nações Unidas, o pelotão e os veículos do 5º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (BPM), da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar do Paraná, 3º Grupamento de Bombeiros e pelas Unidades Especializadas BPRv, BPAMb e BPEC, os alunos e a fanfarra do 2º Colégio Militar do Paraná; as viaturas das forças policiais citadas, da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Londrina (GML), da 10ª Subdivisão de Polícia Civil, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da organização de procura por doações de órgãos e profissionais do Instituto Médico Legal (IML).

Outras entidades como o grupo de Bombeiro Civil Mirim, Viação Garcia, Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (ILECE), Associação da Melhor Idade do Jardim do Sol (AMISOL), Associação Pais Amigos Excepcionais de Londrina (APAE), Sindicato Nacional dos Aposentados, Secretaria Municipal do Idoso e a Legião da Boa Vontade também participaram e foram seguidos por diversas instituições, sendo que o encerramento do desfile deu-se com as comitivas de Cavalgaria.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora-geral das ações do desfile e da semana da pátria, Carla Cordeiro, pelo 3375-0113.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, especialista em Comunicação com o Mercado e Mestre em Ciência Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos