Cidadão

Aula de Percussão Brasileira acontece nesta quinta-feira na Vila Alma Brasil

O objetivo é trabalhar o ritmo samba além de exercícios e técnicas rítmicas com baquetas, apresentação de figuras musicais e aplicação de diversos instrumentos

A Vila Cultural Alma Brasil irá promover, nesta quinta-feira (12), das 19h às 21h, mais uma aula referente à Oficina de Percussão Brasileira. O curso, que teve início no final de agosto e está programado até a semana anterior ao Carnaval de 2020, é ministrado pelos músicos Gabriel Jarbas e Marcelo de Siqueira. A Vila Cultural Alma Brasil está localizada na Rua Mar del Plata, 93, na Vila Rodrigues.

Para participar é necessário apenas comparecer ao local com um documento de identificação ou contatar os números (43) 99603-9596 e (43) 99850-6611. O valor da aula é de R$ 20,00, já o pacote mensal custa R$ 50,00. Atléticas e grupos de cinco a dez pessoas possuem desconto. O limite é de 30 vagas. Serão praticados, nesta oportunidade, exercícios e técnicas rítmicas com baquetas, apresentação de algumas figuras musicais e a aplicação de instrumentos de percussão na prática.

Em todo mês haverá estilos musicais diferentes, os quais serão trabalhados durante as aulas. Em setembro o samba está sendo reproduzido. Outros ritmos que serão estudados são: o frevo, o axé, o funk, o baião, o ijexá, a ciranda, a marcha, o xote, o jongo, entre outros. Enquanto os instrumentos desenvolvidos transitam pelo surdo, caixa, tamborim, congas, timbal, ganzá, agogô, triângulo, repinique, pandeiro e cuíca.

De acordo com o ministrante do curso, Gabriel Jarbas, a oficina trabalha com a abordagem de alunos iniciantes e experientes. “Tem sido legal este início. Fizemos uma aula experimental gratuita em agosto para analisar como seria. É uma turma mista. Tem gente que é bem iniciante e há alunos que já são músicos, que sabem tocar percussão e querem aprender mais coisas de ritmos brasileiros”, contou.

Um dos objetivos desta oficina é preparar os alunos, por meio do desenvolvimento da velocidade e familiarização com os instrumentos, para o desfile do Bloco Bafo Quente, no Carnaval de 2020. A Vila Cultural Alma Brasil é um dos projetos de Londrina que contam com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). A Oficina de Percussão Brasileira, ainda, possui parceria da loja de instrumentos musicais, Filadélfia.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Marcelo de Siqueira, através do telefone (43) 9 9850-6611; ou com Gabriel Jarbas, pelo telefone (43) 9 9603-9596.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos