Cidadão

Guarda Municipal Escolar Comunitária realiza segunda formatura de Guardas Municipais Mirins

Ao todo 90 alunos da Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior receberam a certificação; o projeto é desenvolvido em conjunto com as atividades letivas

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal Escolar Comunitária (GMEC), realiza no mês de setembro a formatura dos alunos atendidos pelo projeto Guarda Municipal Mirim (GMM). Nesta terça-feira (10), às 10h30, foi a vez da Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior, localizado no Conjunto Guilherme Pires, na região leste. Ao todo 90 crianças de três turmas receberam a certificação de conclusão das atividades.

Foto: Bruno Amaral

O projeto “Guarda Municipal Mirim” foi implantado em 2014 pela secretaria e já formou aproximadamente 1.150 crianças, em várias escolas. Ele é desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação. Este ano 12 turmas foram atendidas em quatro unidades escolares diferentes. Ao todo 258 alunos participaram das atividades. O foco do projeto é a criar um vínculo de confiança e respeito entre os alunos, professores e funcionários das escolas, e principalmente ampliar o contato com a Guarda Municipal.

O secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, falou sobre a alegria de mais esta formatura e enalteceu a presença e participação dos familiares. “Fiquei feliz ao ver as crianças cantando o hino nacional e da cidade de Londrina. Os hinos são uma representação daquilo que nós defendemos. A gente tem que formar as pessoas, dar educação. Isso para mim é muito importante. Eu fico ainda mais feliz em ver os pais presentes aqui acompanhando a educação de seus filhos. Agradeço imensamente a participação dos pais. E digo mais, as escolas que tem dado resultado são aquelas que além de terem um corpo de professores dedicados ao seu trabalho, tem os pais e a família participando”, disse.

Para a diretora da escola, Ivete Pimentel, a presença da instituição na escola foi eficaz na transmissão de valores fundamentais para o convívio em sociedade. “Enquanto há vida não há morte dos sonhos. Esse projeto da Guarda Municipal foi elaborado para o bem da nação. E o bem da nação começa dentro do coração de cada um”, frisou.

Foto: Bruno Amaral

Durante a execução do projeto, os guardas municipais do grupamento escolar ministram palestras sobre cidadania, prevenção contra drogas e contra o bullying. A ação também é uma oportunidade para um diálogo sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, direitos e deveres, definição do ser cidadão, preservação do patrimônio público, em especial o ambiente escolar, cultural e social da cidade. Os alunos também aprendem ordem unida a fim de aprimorar a disciplina, espírito de unidade e lealdade para com os colegas.

Demais formaturas

– 12 de setembro, às 8h15 – Escola Municipal Nara Manela, Conjunto Semiramis

– 19 de setembro, às 10h – Escola Municipal Armando Rosário Castelo, Distrito de Paiquerê

Texto e fotos: Bruno Amaral/Defesa Social

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos