Destaques

Semana da árvore conta com diferentes ações em Londrina

Por meio das atividades, a Prefeitura de Londrina está promovendo a sensibilização sobre os benefícios da arborização na cidade

No dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Árvore. Para comemorar a data, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONSEMMA), está promovendo diversas atividades em prol da arborização urbana e rural, na chamada Semana da Árvore. As ações ocorrem em variados locais de Londrina e são realizadas tanto pelos profissionais da Educação Ambiental quanto pela Diretoria de Áreas Verdes, ambos do SEMA.

Os eventos se dividem entre visitas ao Parque Arthur Thomas e ao Viveiro Municipal; distribuição de muda de árvores para a população; conhecimentos levados a escolas por meio da Biblioteca Móvel e do projeto Ecocidadão; plantio de árvores pela cidade; além de uma campanha de sensibilização nas redes sociais.

De acordo com o Secretário do Ambiente, José Roberto Behrend, o objetivo da Semana da Árvore é sensibilizar as pessoas por meio de questões voltadas à importância das árvores. “A arborização ajuda no conforto da população e melhora a qualidade de vida em todos os aspectos. O dia da árvore é importante justamente pra marcar esta data e conscientizar a população sobre a importância da arborização. Um dos objetivos desta semana é que as pessoas também busquem se engajar através de ações de plantio”, contou.

As atividades tiveram início nesta segunda-feira (16) e ocorrerão até sábado (21). Confira a programação:

Segunda-feira (16) – Enquanto a Escola Municipal Suely Ideriha recebeu  a Biblioteca Móvel, um ônibus itinerante repleto de livros, revistas e vídeos com temática ambiental, a Fundação Bradesco, de Paranavaí, monitorada por agentes da SEMA, visitou o Parque Arthur Thomas e conheceu a importância desta unidade de conservação ambiental.

Terça-feira (17) – Três eventos ocorrem nesta terça-feira relacionados à Semana da Árvore. Pela manhã, a Escola Municipal Professor Juliano Stinghen faz uma visita monitorada ao Parque Arthur Thomas. Já às 14h, a Biblioteca Móvel estará novamente em atividade e irá até a Escola Municipal Nina Gardemann. Já no período noturno, às 19h,  a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Professora Mari Carrera Bueno realiza uma atividade pelo projeto Ecocidadão, o qual está em vigor desde o início do ano e nesta semana irá trabalhar a temática da arborização.

Quarta-feira (18) – Neste dia, mais dois eventos estão marcados para às 14h. A Biblioteca Móvel vai à Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior e será realizada uma visita monitorada do Ceebeja Herbert de Souza ao Viveiro Municipal, com ensinamentos sobre o conhecimento das espécies que são cultivadas no local e as que são mais adequadas para a área urbana.

Quinta-feira (19) – Na quinta-feira, às 14h, a Escola Municipal Francisco Pereira de Almeida Junior recebe, novamente, a Biblioteca Móvel em seus portões. No mesmo horário, o Colégio Estadual Margarida Barros Lisboa percorre o Parque Arthur Thomas junto com agentes da SEMA. Às 15h30, o EJA da Escola Municipal Professora Mari Carrera Bueno tem mais uma aula pelo projeto Ecocidadão.

Sábado (21) – O último dia da Semana da Árvore contará com diversas ações na cidade, incluindo plantios de mudas.  Pela  manhã, no Lago Igapó IV, na Avenida Leste Oeste e em mais um lugar a ser definido, haverá o plantio de mudas junto ao Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), à Arbo Imóveis e à Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (ANPEA), respectivamente. Já à tarde, na abertura dos Jogos Escolares de Londrina, no Ginásio de Esportes Professor Darcy Cortez (Moringão), será feito também plantio de árvores.

No Dia Nacional da Árvore também é celebrado o Dia Mundial sem Carro. Na data, a SEMA participa das ações promovidas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), em benefício do meio ambiente, na Avenida Higienópolis, das 9h às 17h. No local serão distribuídas mudas de resedás, oitis, ipês, quaresmeiras, dedaleiros e canelinhas para a população. As plantações deverão ser efetuadas em áreas públicas.

Campanha de sensibilização – A Semana da Árvore também está promovendo uma campanha nas redes sociais até o dia 31 de setembro. Iniciada ontem, segunda-feira (16), a ação tem por objetivo  mobilizar as pessoas a postarem fotos e vídeos na internet com a #semanadaarvorelondrina2019, em atos de boas ações relacionados às árvores na cidade.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Educação Ambiental, Queila Spoladore, através do número (43) 3372-4769, ou com o diretor de Áreas Verdes, Gerson Galdino, pelo telefone (43) 3372-4767.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos