Prefeitura de Londrina organiza Plano Estratégico para criança e adolescente
Oficina terá mais quatro encontros quinzenais para adequação aos 17 ODS da ONU

Para se adequar à metodologia utilizada pela Fundação Abrinq nos cuidados às crianças e aos adolescentes, e atualizar o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Londrina, a Prefeitura está realizando a Oficina de Planejamento Estratégico com o Método ZOPP.
O objetivo da atividade é orientar os membros da Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação do Programa Prefeito Amigo da Criança (CMAA-PPAC) e os públicos envolvidos no assunto, os chamados stakeholders, secretarias municipais e entidades, como os conselheiros municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos conselhos tutelares.
O curso tem, ao todo, quatro etapas e está sendo ministrado pela secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, que é administradora por formação e tem mestrado profissional em Economia e especialização em Gestão de Pessoas, pela Universidade de Brasília (UNB).
No momento, ele está em sua segunda etapa, visto que a primeira foi finalizada no final de agosto deste ano. Segundo Adriana, na primeira fase, foram feitas quatro oficinas, que tiveram como objetivo elaborar o Plano Estratégico com as seguintes fases: identificação dos problemas envolvendo as crianças e adolescentes, análise das causas e seus efeitos; e a elaboração dos objetivos, que são chamados de impactos.
“A partir dos problemas centrais, cada grupo de trabalho identificou os objetivos intermediários a serem apresentados para a solução dos problemas. Dessa forma, finalizamos o Plano Estratégico de Londrina, segundo a metodologia indicada pela Fundação Abrinq”, explicou Adriana.
Próximas etapas – Além desta primeira etapa, haverá mais outras três oficinas, que acontecerão a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, no campus da PUC Londrina, que fica na Avenida Jockei Club, 485, bairro Hípica. Serão realizadas nos dias 25 de setembro, 9 e 23 de outubro.
Elas são necessárias para o fechamento do Plano Estratégico que está em fase de implementação. A intenção é fazer uma adequação do texto com a análise dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) globais estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A primeira foi o diagnóstico da situação, a segunda a formulação e a construção do plano estratégico, execução no dia a dia, e, por fim, a avaliação após a implementação do plano, com seus efeitos, impactos, produtos, resultados, estrutura e processos.
Método ZOPP – Esse método é fundamental para as fases de identificação, planejamento e gerenciamento de projetos e tem sido utilizado por órgãos de cooperação da Alemanha e instituições internacionais para a confecção de projetos. Na Prefeitura de Londrina, a intenção é que ele seja utilizado para aprimorar os estudos, as metas e os objetivos gerais e específicos contidos nas ações e políticas para crianças e adolescentes.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, pelo 3372-4421.