Recursos Humanos realiza capacitação sobre Equipamento de Proteção Individual

Objetivo é orientar servidores que trabalham com a iluminação pública sobre segurança e saúde no trabalho

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos, por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), promove nesta quinta-feira (19), às 14h, um curso sobre Equipamento de Proteção Individual (EPI) para servidores da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. A capacitação será ministrada por Luciana Aparecida Bordignon, que é gerente de Segurança e Saúde Ocupacional e técnica de Segurança do Trabalho. A atividade é direcionada a servidores da gerência de Iluminação Pública.

Este treinamento é focado em orientar sobre a Norma Regulamentadora (NR) nº 6, que trata da segurança e saúde no trabalho. O objetivo é instruir sobre o uso correto, guarda e conservação do EPI, a fim de promover um ambiente de trabalho seguro, livre de acidentes e doenças ocupacionais. “Precisamos entender que a prevenção de acidentes é de responsabilidade de todos, independente do cargo exercido na PML”, disse Luciana.

Segundo a gerente, a probabilidade de sofrer um acidente é igual para todos que se expõem a um determinado risco. “O acidente não é programado e pode acontecer a todos, inclusive àqueles que nunca se acidentaram. O conhecimento dos perigos, a observação estrita das normas de segurança, a ordem, os cuidados e a disciplina, evitam acidentes”, frisou.

Ainda de acordo com Luciana, o risco elétrico está presente no cotidiano das pessoas, seja no trabalho ou no lazer. “Diariamente estamos expostos aos perigos da rede elétrica. Por isso, o conhecimento é muito importante para garantir a prevenção dos servidores e também das pessoas que lidam com eletricidade em casa sem nenhuma proteção”, concluiu.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Luciana Aparecida Bordignon, pelo telefone 3376-2571.