Cidadão

Idosos participam do Dia Mundial sem Carro

Integrantes de todos CCIs estarão presentes juntos a Secretaria Municipal do Idoso (SMI); o evento contará ainda com a participação do grupo nipônico, Nakayushi

Os Centros de Convivência do Idoso (CCIs), Norte, Leste e Oeste irão participar do Dia Mundial sem Carro, neste sábado (21). O Dia Mundial sem Carro é uma realização da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e ocorrerá na Avenida Higienópolis, entre as ruas Sergipe e Juscelino Kubitschek, entre 7h e 20h.

Em cada CCI irá sair um ônibus, disponibilizado pela CMTU, a fim de levar os idosos ao evento. No CCI Norte as vagas já foram ocupadas. Para garantir um assento, nos demais, é necessário realizar inscrição antecipada pelos telefones, 3375-0334 no Oeste ou 3375-0307 no Leste. As vagas são limitadas e destinadas aos idosos com cadastro na associação. Ao todo são esperadas cerca de 90 pessoas.

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI), junto à Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), contará com uma barraca para a divulgação de seus serviços no dia do festival. Também se fará presente o grupo de idosos, Nakayushi, com a dança nipônica do Bon Odori, das 11h às 12h. Nesta apresentação cultural os movimentos rítmicos e as músicas reproduzidas remetem à pescaria e à agricultura. O grupo irá utilizar, durante a atividade, os taikos – espécie de tambores japoneses.

De acordo com a gerente de articulação comunitária da SMI, Rosely Sonoda Gomes, o Dia Mundial sem Carro é uma data que serve, ainda, para promover a integração entre os idosos e o município. “É importante eles terem interação com o que acontece na cidade. O Dia Mundial sem Carro irá possibilitar a socialização e essa troca afetuosa. É uma maneira de refletirem e serem multiplicadores do meio ambiente também, devido ao propósito do evento”, contou.

Dia Mundial sem Carro – Celebrada mundialmente no dia 22 de setembro a data, em Londrina, será antecipada. O objetivo deste movimento é que as pessoas deixem seus carros na garagem em prol do meio ambiente. Para incentivar o público, portanto, o trecho da Avenida Higienópolis destinado ao festival será bloqueado até o fim de todas as atividades.

A celebração ainda contará com esportes; apresentações culturais, incluindo  shows musicais; comidas; testes de saúde; além de diversos outros atrativos para todas as idades.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Articulação Comunitária da SMI, Rosely Sonoda Gomes, através do número (43) 3375-0326.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos