Cidadão

Escola Municipal participa do Dia Mundial da Limpeza

A ação contará com distribuição de panfletos e coleta de resíduos por alunos, feitos por estudantes de 4º e 5° ano da unidade

A Escola Municipal Carlos Dietz irá realizar, neste sábado (21), das 8h às 11h, uma visita ao Lago Igapó II a fim de promover uma ação do Dia Mundial da Limpeza. O evento terá parceria da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio da Empresa Gaia, e da Guarda Municipal de Londrina (GM).

Durante a atividade, além de distribuírem panfletos para os visitantes do lago, os alunos do 4º e 5º ano da escola irão efetuar a coleta de entulhos e dejetos junto a 11 profissionais da Empresa Gaia. “Eles irão equipados com luvas e sacos para retirar os resíduos. O lema desta ação diz que a preservação do meio ambiente começa por você, portanto pensamos que a conscientização começa dos alunos para os pais. Introduzimos na base para poder influenciar os adultos”, contou a gestora da unidade, Vânia Isabeli Talarico Freitas da Costa.

A ação também dará continuidade a um projeto desenvolvido desde março na escola com foco em sustentabilidade. “Fizemos no dia 17 agosto, e depois na apresentação do Londrina Mais, uma feira cultural com este tema para dar prosseguimento às atividades que os alunos desenvolveram ao longo do ano. Agora iremos levar em torno de 30 a 35 alunos, que participam do projeto, para colaborar com o Dia Mundial da Limpeza”, explicou Vânia.

Foram preparados ainda, em sala de aula, cartazes sobre sustentabilidade que serão expostos no evento. Para realizar a ação a Prefeitura de Londrina cedeu um ônibus que levará as crianças até o lago. A Escola Municipal Carlos Dietz possui 320 alunos, do P5 ao quinto ano, divididos em 12 turmas.

A data – O Dia Mundial da Limpeza, World Cleanup Day em inglês, é celebrado por milhares de cidades, espalhadas em mais de 157 países, com objetivo de promover a limpeza de resíduos em praias, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos. O movimento é composto apenas por voluntários e no ano passado reuniu cerca de 18 milhões de pessoas ao redor do mundo. No país a ação é organizada pelo Instituto Limpa Brasil – Let’s do It! e pela entidade Teoria Verde.

De acordo com Vânia, o Dia Mundial da Limpeza é fundamental para as futuras gerações. “Queremos vivenciar a prática desta conscientização. Cada um fazendo sua parte para colaborar com a melhora do nosso planeta. Estamos vivendo tempos em que o aquecimento global e vários problemas de saúde foram desencadeados pela negligência com a natureza. Precisamos buscar maior qualidade de vida para as futuras gerações”, relatou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gestora da Escola Municipal Carlos Dietz, Vânia Isabeli Talarico Freitas da Costa, através do telefone (43) 3375-0066.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos