Cidadão

Atividades da 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz têm início em Londrina

Programação conta com palestras, Abraço no Lago, lançamento de livro e o 12º Fórum Estadual de Educação

O Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e a organização não-governamental Londrina Pazeando, inicia a 19ª Semana Municipal de Cultura de Paz que, neste ano, promove diversas atividades até o dia 6 de outubro. O objetivo é estimular a cultura de paz e não violência no município.

O secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, relatou que o trabalho feito na cidade neste sentido está repercutindo além das fronteiras, de forma positiva. “Nosso objetivo sempre foi realizar ações que sirvam de inspiração para outras cidades e países e as parcerias que firmamos pela participação na 2ª Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência e pela implantação do Dado de Paz em Londrina intensificou o reconhecimento do nosso trabalho”, afirmou.

Confira a programação para os próximos dias:

Sábado (21) – As atividades pela Semana de Paz terão início, das 9h às 12h, durante o evento do Dia Mundial sem Carro, promovido pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). Haverá entrega de panfletos às pessoas que estiverem na Avenida Higienópolis, entre as ruas Sergipe e Juscelino Kubitschek, para a divulgação do 11º Abraço no Lago.

Domingo (22) – A partir das 9 horas acontece o 11º Abraço no Lago, no Igapó 2. Mais de 60 grupos se inscreveram na ação e toda a população é convidada a participar. A estimativa é que três mil pessoas compareçam no local, que fica na Avenida Maringá, esquina com a Professor Joaquim de Mattos Barreto. Após o abraço, será realizada a 19ª Caminhada pela Paz e Não-Violência no entorno do lago. Na oportunidade, haverá também apresentações musicais e o público poderá interagir com o Totem de Paz, inaugurado no último mês na Academia ao Ar Livre.

Segunda-feira (23) – A abertura oficial da Semana acontece, às 14 horas, com a solenidade de lançamento do 17º Livro Londrina Pazeando, no auditório da Faculdade Inesul, localizada na Avenida Duque de Caxias, 1.290. O material reúne textos, desenhos e relatos sobre a temática da paz feitos por alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular, com a colaboração de professores, pais e familiares. Trinta e uma escolas e 282 pessoas participaram da realização, que é desenvolvida anualmente.

O objetivo do livro é trabalhar a construção da paz com foco na justiça restaurativa e, durante o evento, serão entregues exemplares aos envolvidos na produção. O livro poderá ser adquirido pelo público, no valor de R$ 20,00, nas Livrarias Curitiba ou durante as reuniões do Compaz, realizadas às quartas-feiras, na Rua Dom Bosco, 145. Também foram disponibilizadas, gratuitamente, as versões online e em PDF, no site http://londrinapazeando.org.br/livro-londrina-pazeando/.

Terça-feira (24) – Às 19h30, o auditório do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), sala 683, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), recebe o 12º Fórum Estadual de Educação para a Paz – Contribuição das Mídias para a Construção de uma Cultura de Paz. O tema desta edição será “Fake News” e contará com a presença de jornalistas, professores e estudantes universitários para discutir propostas de combate à propagação de notícias falsas.

A palestra será conduzida pelo professor de Ciências da Computação, Sylvio Barbon Junior; o advogado e professor, Renato Lima Barbosa; e a jornalista e consultora, Erika Zanon; sob coordenação do professor do curso de Jornalismo da UEL, Emerson Dias. A atividade é aberta ao público.

Simultaneamente, o Núcleo de Prática Jurídica da Unifil, localizado na Rua Itararé, 10, realiza, das 19h às 22h, uma palestra abordando as possibilidades e desafios da justiça restaurativa, tema que corresponde ao propósito do Livro Londrina Pazeando. A ação será ministrada pela juíza da 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Londrina, Cláudia Catafesta, e a analista judiciária da área de psicologia do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), Aline Pedrosa Fioravante. Para participar, é necessário fazer a inscrição no site https://www.sympla.com.br/palestra-sobre-justica-restaurativa—possibilidades-e-desafios__623188, com taxa de R$ 15,00.

Ainda na terça-feira, por meio da representante Silvia Liberatóri, o Compaz estará presente em uma mesa-redonda no 10º Seminário Regional de Promoção da Saúde e Cultura de Paz, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. A participação do Compaz atende a um convite da organização do evento, que terá como foco discutir o papel dos conselhos inseridos no contexto da cultura de paz e políticas públicas.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi – telefone disponível no N.Com, pelo 3372-4188.

Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos