Cidadão
Biblioteca Pública melhora prestação de serviços
Empréstimo de livros não é mais feito com a retenção de documentos pessoais; agora o usuário que quiser retirar algum material da Biblioteca deve utilizar uma carteirinha própria, que pode ser feita diariamente na instituição
A Biblioteca Pública de Londrina “Pedro Viriato Parigot de Souza” e a Biblioteca Infantil passam a cumprir a lei federal de n° 5.553 de 1968, que estabelece a proibição de se reter qualquer documento pessoal no ato de empréstimo de livros. Devido a isso, a atual administração do setor estendeu o uso da carteirinha, que deve ser utilizada.“É um sistema que está funcionando há, aproximadamente, dois meses. Foi algo que eu tive a preocupação de colocar em prática já que já há uma determinação legal da Procuradoria do Município requisitando o cumprimento da lei”, explicou o diretor de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Rovilson José da Silva.
Segundo ele, a iniciativa era uma obrigação do setor público. “Só estamos respeitando a lei. Além disso, é uma medida que beneficia o usuário, que não precisa abrir mão de um documento tão importante como o RG. O legal é que modernizamos um serviço que era prestado da mesma maneira desde 1951, quando a Biblioteca foi fundada”, comentou.
Neste contexto, o diretor aproveitou para informar o procedimento que deve ser realizado para a obtenção da carteirinha da Biblioteca Pública, utilizada para empréstimo. “É muito fácil, basta que o interessado compareça a nossa instituição, munido de RG ou CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4”, sintetizou.
A Biblioteca Pública de Londrina, assim como o setor infantil dela, fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 13h. Ambas as instituições ficam no mesmo local – avenida Rio de Janeiro, n° 413, no centro da cidade. Atualmente, a diretoria do local conta com 60 funcionários para atender à população.
Avanço tecnológico
Outra novidade na Biblioteca Pública de Londrina fica por conta da utilização, pelos funcionários do local, de um novo software “livre”, que auxilia no gerenciamento de dados da instituição. O programa, que está instalado há um pouco mais de um mês, agiliza o acesso ao acervo e a ao procedimento de empréstimo, bem como a confecção das carteirinhas.
“É um programa gratuito e próprio para utilização de bibliotecas. Estamos utilizando esta ferramenta para preparar os nossos servidores e para já nos familiarizarmos como este tipo de sistema. A intenção é que optemos pelo software ideal, quando este for implantado em definitivo”, comentou Silva sobre a aquisição que a Secretaria de Cultura de Londrina fará futuramente. A ação prevê a compra de um programa para digitalizar os serviços da Biblioteca Pública do Município.
Na avaliação do diretor de Bibliotecas de Londrina, o novo sistema significará o fim da máquina de escrever na instituição. “É algo que vai ampliar o atendimento ao londrinense, de forma qualificada. Um serviço diferenciado, que será sentido pelo usuário futuramente. Tudo será efetuado por meio do computador, assim como já acontece com a confecção da carteirinha, que até poucos meses ainda era feita com a máquina”, exemplificou.
(Londrina, 28 de setembro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs




