Cidadão

Secretaria comemora Dia do Idoso em Londrina

Serão realizadas diversas atividades em comemoração a data que celebra o dia nacional e internacional do idoso; o destaque fica por conta da apresentação do projeto EELO


A Secretaria do Idoso realiza nesta quinta-feira (dia 1º) e sexta-feira (dia 2) diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional (27 de setembro) e Internacional (1° de outubro) do Idoso, que começou a ser celebrado de forma unificada desde 2006. Além destas ações, a Secretaria ainda vai promover, durante todo o mês de outubro, debates com os 22 grupos de convivência dos idosos acompanhados pela pasta. O tema das discussões será em torno dos direitos do idoso, bem como os avanços obtidos e novas estratégias de políticas públicas.
Entre os destaques da programação, está a apresentação do Projeto Estudo sobre Envelhecimento em Londrina (EELO), às 14h30, no saguão da Prefeitura de Londrina – avenida Duque de Caxias, n° 635. O projeto, desenvolvido pela Universidade Norte do Paraná (Unopar) em parceria com a Secretaria do Idoso, visa identificar a população idosa da cidade de maneira abrangente e interdisciplinar, identificando os fatores determinantes relacionados ao processo de envelhecimento desta população.
“É uma ferramenta que vai nos possibilitar conhecer a realidade do idoso em Londrina, o que será fundamental para traçarmos novas políticas públicas para esta parcela da comunidade”, ressaltou a secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro de Campos. Na avaliação dela, um trabalho como este serve como projeto piloto para outras iniciativas.
“É o pontapé inicial um levantamento embasado em pesquisas mais científicas. Uma metodologia de muita pesquisa, que tem sido muito adotada na gestão do Barbosa Neto”, afirmou.
De acordo com a secretária, todas as atividades são importantes para dar visibilidade às ações da secretaria, bem como para trazer o tema “processo de envelhecimento da população” para debater com a sociedade. “É uma forma de conscientizar as pessoas, para que elas rompam paradigmas e comecem a respeitar o idoso. Queremos, também, divulgar o nosso trabalho, que busca valorizar e resgatar a dignidade desse público”, informou.
Em Londrina, vivem hoje 61.822 pessoas idosas, o que representa 12,10% da população total, que está estimada em 510.710 habitantes. Na década de 70, o município contava com 10.098 cidadãos com mais de 60 anos, sendo que a estimativa de vida era de 59,99 anos. Atualmente, essa média subiu para 71,37 anos. “É uma parcela relevante da população, por isso deve haver uma devida atenção e preocupação com essa parcela. Um dia todos nós seremos idosos”, lembrou Liz Clara.
Programação
Dia 01/10
Local: Prefeitura de Londrina – Avenida Duque de Caxias, n° 635.
14h – Recepção com o Quinteto da Banda Músicos de Londrina.
14h30 – Abertura e apresentação do Projeto EELO.
15h – Apresentações Culturais:
Poesia (Autores do Livro Vida em Versos)
Música (Grupo de Educação Musical do SESC)
Música e Poesia (Waldir Gomes)
Dança Japonesa (Grupo Nakayoshi)
Dia 02/10
Local: Concha Acústica – Praça 1° de Maio, centro.
16h – Abertura
16h15 – Apresentações Culturais:
Dança Country (Grupo Kotobuki)
Poesia (Grupo Vida em Versos)
Sanfona (Orlando Herreria)
Coral Tempos Dourados
17h15 – Alongamento (Professor Denilson de Castro)
18h – Banda Músicos de Londrina
(Londrina, 28 de setembro de 2009)
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos