Cidadão

Festival Literário de Londrina tem bons resultados

Londrix 2009 mostra crescimento em relação às edições anteriores; organizadores aprovaram decisão de concentração de atividades
Assessoria de Imprensa do Londrix
938f66056639db69e0e229cf027e78b0O Festival Literário de Londrina – Londrix 2009 – concentrou todas as atividades num mesmo espaço na edição que começou na terça-feira (22) e terminou no último domingo (25). A Vila Cultural Cemitério de Automóveis foi o local de referência para palestras, debates, shows e feira de livros em seis dias de programação.
Na avaliação dos organizadores Christine Vianna e Marcos Losnak, a concentração das atividades num mesmo espaço favoreceu o acesso do público. “Quem ia assistir aos debates, já ficava para os shows” – disse Christine, que também avaliou como bom o resultado das atividades paralelas, como as duas oficinas literárias que aconteceram na Biblioteca Pública Municipal e no campus da UEL, sob a coordenação dos escritores Maurício Arruda Mendonça e Claudio Willer.
Losnak ressaltou que o Londrix 2009 contemplou dois públicos diferentes, ampliando o número de pessoas nas palestras e debates. “A cada ano – ele afirmou – este público vem aumentando e, nesta edição, tivemos uma platéia formada por educadores, que foram às palestras que visavam a formação de leitores nas escolas, e um público de leitores propriamente ditos, que compareceram aos debates.”
O critério de escolha dos convidados para o festival, segundo ele, é trazer nomes reconhecidos e representativos no contexto da literatura nacional, como o paulistano Reinaldo Moraes, e também autores novos, como foi o caso da poeta carioca Bruna Beber, que vem ganhando espaço como jovem autora.
Show
Os shows do Londrix 2009 com Kleber Albuquerque, Madan, Rodrigo Garcia Lopes, Bernardo Pellegrini e Mário Bortolotto foram pontos altos do festival, que ainda homenageou Paulo Leminski em performances e leituras de poesia.
O show de Bernardo Pellegrini e o Bando do Cão Sem Dono foi o que alcançou maior público, levando cerca de 400 pessoas à Vila Cultural Cemitério de Automóveis na noite de sexta-feira, para conhecer o repertório do CD “É Isso Que Vai Acontecer”, que será lançado em novembro.
Outros shows também agradaram a públicos específicos, como os apreciadores de rock que compareceram em peso à apresentação de Mário Bortolotto e da banda Saco de Ratos, no sábado.
No domingo, Rodrigo Garcia Lopes fez o show “Canções do Estúdio Realidade”, mostrando o arrebatamento da poesia transformada em música numa produção inédita e madura que também será transformada em CD. 

Feira de Livros
A Feira de Livros, na avaliação de Denise Gentil, responsável pela seção de publicações infantis, também deu bons resultados. Segundo ela, a procura maior foi por livros para bebês e livros-brinquedo. Adaptações de clássicos em quadrinhos também fizeram sucesso entre os leitores mirins. No estante dedicado aos leitores adultos, o público encontrou diferentes gêneros e a procura maior recaiu sobre os lançamentos das grandes editoras.
Com um público que vem sendo formado nos últimos quatro anos, o Londrix 2009 mostrou crescimento em relação às edições anteriores, segundo os organizadores. As palestras e debates levaram uma boa platéia à Vila Cultural Cemitério de Automóveis em todos os dias do evento, atraindo desde apreciadores de HQ até interessados na formação didática de mediação de leitura, como foi o caso dos educadores presentes ao evento.
Este formato eclético deverá ser mantido no ano que vem, segundo Christine Vianna, que também aposta na concentração das atividades num único local para não dispersar o público.

Serviço:
Festival Literário de Londrina – Londrix 2009
Patrocínio: Programa Municipal de Incentivo à Cultura ( Promic), Governo do Estado do Paraná e Seti (Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia)
Realização: AARPA, Ong Mundoquelê e Kinoarte
(Londrina, 29 de setembro de 2009)
Foto: Assessoria Londrix

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos