Londrina vacinou 99,05% das crianças contra pólio
Foram 33.302 do total de 33.624 de crianças de 0 a 5 anos; índice supera a meta do Ministério e é o maior dos últimos oito anos, na segunda etapa da campanha
José Otávio
n.com@sercomtel.com.br
Londrina ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e conseguiu vacinar 33.302 crianças de 0 a 5 anos contra a poliomielite, durante a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação. O número representa 99,05% do total de crianças em idade de vacinação, que é de 33.624.
A diretora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Caldeira, informou que a proposta mínima de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95%. Ela explicou que desde 2001, a cidade não conseguia atingir acima da meta mínima, 95%, na segunda etapa da vacinação. “Conseguimos um feito inédito este ano, já que há oito anos não atingíamos o mínimo estipulado pelo Ministério da Saúde, quando cobrimos 98,1% do total de crianças que deveriam ser vacinadas”, declarou.
Para a diretora os fatores que influenciaram no índice foi o trabalho prévio com as escolas e centro de educação infantil realizado pelas unidades de saúde. “Fizemos um trabalho intenso, vacinando as crianças de todas as escolas. Este trabalho prévio foi fundamental para conseguir o resultado”, destacou.
Ela enumerou ainda como fator positivo para o resultado, o empenho dos servidores municipais e dos parceiros da campanha e a postura da população; “A comunidade atendeu o chamado, se conscientizou e levou o filho para tomar vacina. Isto é muito bom, porque dificulta a hipótese da cidade ter casos da paralisia infantil”, afirmou. Desde 1982, Londrina não registra casos da doença.
O secretário municipal de Saúde, Agajan Bedrossian, enfatizou o esforço de todos que estiveram engajados na campanha. “É fruto de um trabalho sério e intensivo das equipes de saúde, de entidades governamentais e da sociedade civil organizada, que nos apoiaram muito. A comunidade londrinense também está de parabéns. Ela se envolveu na campanha. Isso mostra a conscientização dela.”
Bedrossian lembrou ainda que na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, em junho, já na administração do prefeito Barbosa Neto, Londrina também ultrapassou a meta com 34.424 crianças de zero a cinco anos vacinadas, ou seja, 102.38% do total. A segunda etapa da campanha nacional de vacinação começou no dia 14 de setembro e foi realizada até 25.
(Londrina, 29 de setembro de 2009)




