Aplicação da Lei de Aprendizagem é tema de debate em Londrina
Principal objetivo do evento é demonstrar para os empresários que há o preparo de jovens na cidade
Sônia Lenira
n.com@sercomtel.com.br
Será realizado na próxima quarta-feira, dia 7, um debate com o tema “Aplicação da Lei da Aprendizagem no âmbito do Município de Londrina” O evento será às 8 horas, na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), localizada na rua Minas Gerais, 297, 1º andar. O evento é aberto a todos os interessados, principalmente empresários, profissionais de recursos humanos e dirigentes sindicais empresariais.
A gerente da Agência do Trabalhador de Londrina do Sistema Nacional do Emprego (Sine), Dóris Andrade da Cruz, explicou que o principal objetivo do debate é demonstrar para os empresários que há o preparo de jovens em Londrina. “Há instituições filantrópicas credenciadas na Secretaria Municipal de Assistência Social e há instituições do 5S – Sesc, Senac, Sebrae, Sesi e Sest-Senat. Os empresários podem fazer convênios com as instituições que oferecem cursos para os jovens,” enfatizou.
Dóris explicou que a Lei da Aprendizagem prevê que jovens em situação de aprendizagem sejam contratados. O número varia de acordo com o porte da empresa. Ela salientou que é preciso criar uma agenda única entre os contratantes e os locais que oferecem os cursos. “Pretendemos criar um banco de dados a ser disponibilizado pelo Sine com os nomes desses jovens que podem ser contratados.”
A gerente disse que as empresas que não cumprirem a lei poderão ser atuadas pelo Ministério Público. “Cabe aos empresários se adequarem a legislação existente”, enfatizou a gerente da Agência do Trabalhador de Londrina.
O debate é promovido pela Prefeitura de Londrina, Ministério Público do Trabalho e Fórum Municipal de Educação Profissionalizante. A organização é do Sine Londrina que integra o Fórum Municipal de Educação Profissionalizante.
(Londrina, 5 de outubro de 2009)