Cidadão

Educação recebe cadastro para 14.500 alunos em 2020

Número superou as expectativas e, agora, pais e responsáveis devem se atentar aos próximos passos da matrícula escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Londrina divulgou, na manhã desta quarta-feira (2), o balanço do chamamento escolar para o ano letivo de 2020. De acordo com os dados oficiais, 14.422 cadastros foram realizados até o final do dia 30 de setembro, superando assim as expectativas da própria secretaria.

Segundo o gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, dos quase 14.500 alunos cadastrados, 7.147 decidiram permanecer na mesma unidade escolar que já frequentam e que oferta o ensino do ano subsequente para estas crianças. Os pais e responsáveis por outros 7.275 estudantes optaram pelo cadastro por meio do sistema de Georrefereciamento. Do montante total, 4.298 crianças foram cadastradas para frequentar o P4, outras 4.940 o P5 e, por fim, outras 5.184 pretendem estudar no 1º ano.

Aqueles que escolheram cadastrar seus filhos na mesma escola municipal ou Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e assim deixarem as crianças permanecerem estudando no mesmo ambiente escolar, já garantiram a vaga para 2020 nestas unidades de ensino. Isso porque, não será necessário apresentar novos documentos, pois estas unidades já contam com toda a documentação dos menores e de seus responsáveis.

Porém, os pais que optaram por cadastrar os estudantes por meio do sistema de Georreferenciamento precisam se atentar aos novos prazos e à documentação necessária para a confirmação da matrícula escolar. Nela haverá as instruções que devem ser seguidas para não perder os prazos e a oportunidade de as crianças frequentarem a rede municipal de ensino.

“Esse ano fizemos um novo sistema, onde os pais que confirmaram o cadastro na mesma unidade escolar para 2020, não precisarão se preocupar, porque a matrícula dessas crianças já está confirmadas e o processo delas está concluído. Por isso, só precisarão cuidar dos prazos e ir buscar a carta-matrícula aqueles que optaram por mudar seus filhos de escola ou que são alunos novos na rede municipal”, informou o gerente da SME.

O documento será entregue entre os dias 23 a 29 de outubro nas mesmas unidades escolares que os pais manifestaram interesse em matricular seus filhos. Os responsáveis terão de 4 a 14 de novembro para entregarem todos os documentos requeridos pela SME. Dessa maneira, a Secretaria de Educação espera agilizar o procedimento de matrícula das crianças.

O gerente da SME explicou também que, apesar de os números terem superado as expectativas dos técnicos, que era de 14 mil cadastros, os profissionais da SME já estavam organizando o cronograma e o planejamento escolar para atender a toda a demanda. “A meta era alcançar 14 mil cadastros e graças a divulgação que recebemos dos meios de comunicação conseguimos superar esse número em quase 500 cadastros a mais. Antes da divulgação tínhamos cerca de 400 cadastros por dia e nos últimos chegamos a mais de mil”, finalizou.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, pelo 3375-0235 ou 3375-0236 ou 3375-0237 ou 3375-0102 e 3375-0242.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos