Cidadão

7° Festival de Dança de Londrina começa neste fim de semana

População vai ter a oportunidade de conferir espetáculos locais, nacionais e internacionais; muitas atrações podem ser conferidas gratuitamente


c55411baa5b8efd98b92214af1db6a51Começa neste domingo (dia 11), a 7ª edição do Festival de Dança de Londrina. O evento, que prossegue até o próximo dia 18, vai reunir cinco grupos locais, seis nacionais e mais cinco convidados especiais. A novidade deste ano fica por conta das apresentações em locais públicos, abertos à comunidade. Além disso, o Festival ainda conta com cinco cursos didáticos, oficinas de capacitação e outras atrações paralelas, como exposições de foto, debates, exibição de filmes e projeção de vídeodança.
“Batizamos esta edição de Conexão Dança, já que o nosso desafio é fazer a cidade toda se envolver e lançar um olhar sobre as diversas linguagens coreográficas. Realizaremos espetáculos e performances coreográficas em locais de grande circulação de pessoas”, informou o bailarino, coreógrafo e coordenador geral do festival, Cláudio de Souza. Na avaliação dele, o Festival é uma forma de intercâmbio entre público e artistas. “É uma troca de experiências, que democratiza a cultura”, analisou o coreógrafo.
Para abrir a programação do Festival, está marcado para amanhã (dia 10), a partir das 10h, no Calçadão da avenida Paraná, um cortejo reunindo bailarinos e o grupo Bafo Quente. “Queremos chamar a comunidade para prestigiar o evento, e o cortejo serve como aperitivo das atrações”, disse Souza. Segundo ele, os londrinenses terão espetáculos de alto nível, nas modalidades de dança brasileira, contemporânea, flamenca, de salão, ballet, teatro, hip hop, jazz e entre outras.
“Pela terceira vez, receberemos um convidado estrangeiro, a Cia Internacional Dancenema de Portugal. Já para a abertura, teremos a presença da Quasar Cia de Dança de Goiânia, um dos grupos de linguagem contemporânea de maior destaque hoje no Brasil. Outro destaque é a Mimulus Cia de Dança de Belo Horizonte, que mescla dança contemporânea e de salão”, relatou o coordenador.
Os ingressos para as atrações fechadas, que serão realizadas no Teatro Ouro Verde – rua Maranhão, n° 85 – custam R$ 5, sendo apenas R$ 2,50 a meia entrada. Os postos de venda são: Loja Shop Ballet, que fica nas dependência do Shopping Quintino – rua Quintino Bocaiúva, n° 812; Escola Municipal de Dança (Funcart), localizada na rua Souza Naves, n° 2380; e no próprio Ouro Verde. As apresentações abertas, gratuitas, ocorrem no Zerão, Concha Acústica, Feira da Lua, Calçadão, Praça da Bandeira e Sesc.
O Festival de Dança de Londrina, que teve sua primeira edição realizada no ano de 2002, nasceu com a proposta de fazer um intercâmbio entre a produção local de dança com a que é produzida em outras regiões do país. A 7ª edição do Festival é uma realização da Associação dos Profissionais da Dança de Londrina (APD), com co-realização da Casa de Cultura da UEL, e patrocinado pela Caixa Econômica Federal, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O evento é apoiado pela Funcart.
(Londrina, 9 de outubro de 2009)
 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos