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Escola Carlos Kraemer se classifica no projeto Agrinho

Instituição municipal ficou entre as cinco melhores no projeto, realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Senar Paraná


c55411baa5b8efd98b92214af1db6a51A Escola Municipal Carlos Kraemer tem motivos de sobra para comemorar uma grande conquista: um trabalho criado na escola foi classificado entre os cinco melhores, dentre os 1400 de todo Paraná, inscritos no Projeto Agrinho. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura do Paraná, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, a qual visa a realização de um trabalho diferente com a integração dos alunos, equipes pedagógicas e toda a comunidade.
A iniciativa é executada como base em diversas temáticas, adequadas para cada ano escolar. O projeto abrange 26.615 alunos de toda rede municipal, desde a educação infantil até a 8ª série, que recebem cartilhas e materiais explicativos, os quais são trabalhados em sala de aula pelos docentes responsáveis da disciplina.
Segundo a diretora de ensino da secretaria municipal de Educação, Maria Inês Galvão de Mello, o intuito principal é fazer as propostas criadas ultrapassarem os muros da escola e alcançar toda a comunidade. É neste contexto que, dentro do programa, se inserem os concursos. Os discentes podem participar com desenhos ou redações e os professores com as experiências pedagógicas desenvolvidas.
Nste ano, o tema proposto foi o meio ambiente, sobre o qual duas docentes da Escola Carlos Kraemer criaram o trabalho “Compostagem, uma alternativa para o lixo orgânico”, classificado no Projeto Agrinho. Conforme a diretora de ensino, a proposta se destaca pela participação e conscientização de todos os envolvidos, sobretudo por se referir a um assunto de importância mundial – o lixo.
Sob a visão da diretora da Escola Municipal Carlos Kraemer, Néri Cazarim Barrozo Cavalcanti, em tempos de tantos problemas e dificuldades no meio escolar, iniciativas desempenhadas de forma engajada contribuem para resgatar a auto-estima dos alunos e de todo corpo pedagógico. “Esse trabalho é contextualizado com diversas áreas de ensino e será continuado. Vamos estendê-lo agora para os pais, para que eles compreendam a importância da compostagem e façam isso no quintal de suas casas”, completou.
Reconhecimento
As duas docentes da Escola Municipal Carlos Kraemer, juntamente com algumas crianças, serão classificadas e premiadas no dia 22 deste mês, em Curitiba. Os quatro primeiros colocados recebem um carro cada um; do quinto ao vigésimo, um computador.
O trabalho “Compostagem, uma alternativa para o lixo orgânico” também obteve reconhecimento na 7ª Londrina Matsuri. A proposta participou do concurso “Meio Ambiente: Melhores Práticas” e venceu em segundo lugar e o prêmio foi uma impressora.
(Londrina, 9 de outubro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs

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