Cidade

Prefeitura realiza Blitz para Prevenção à Violência contra a Mulher e ao Câncer de Mama

Secretaria de Políticas para as Mulheres realizará ação com diversos parceiros, como a Polícia Militar, Núcleo Maria da Penha, Guarda Municipal e Secretaria de Saúde

Na próxima segunda-feira (7), das 13h às 17h, os moradores e visitantes de Londrina vão perceber várias mobilizações em prol da conscientização pela Prevenção à Violência contra a Mulher e ao Câncer de Mama. Isso porque, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), em parceria com diversas entidades públicas, realizará várias blitze preventivas em diversos pontos da cidade.

O ponto de encontro será em frente à saída 5° Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná (PM/PR), localizado na Rod. Celso Garcia Cid, 1.313. Com a ajuda dos membros do 5º Batalhão da PM, da Guarda Municipal de Londrina (GML), do Núcleo Maria da Penha da Universidade Estadual de Londrina (NUMAPE/UEL) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os técnicos municipais estarão espalhados por várias regiões da cidade distribuindo materiais informativos e divulgando os serviços prestados pela Secretaria de Políticas para as Mulheres e demais órgãos públicos que fazem parte da rede de proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência.

Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Moura, a Prefeitura de Londrina tem investido cada vez mais em ações para a divulgação de informações, tendo em vista à grande importância delas para a prevenção e o combate aos diversos tipos de violência, como moral, físico, psicológico, sexual e patrimonial, além da prevenção de doenças, como o câncer de mama. “Vemos as blitze informativas como um importante instrumento de prevenção e sensibilização de toda a comunidade. Somente este ano, por exemplo, realizamos três ações como essa e conseguimos alcançar cerca de 7 mil pessoas. Esta edição também marcará o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, que acontece em 10 de outubro”, explicou.

O parceiro da ação e comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar em Londrina, Major Nelson Villa Junior, explicou também que a ideia é chamar a atenção do maior número de pessoas possível, sendo para isso destinado cerca de 40 policiais. Haverá batedores de deslocamento abrindo caminho para as equipes policiais e para o comboio dos servidores e profissionais dos diversos órgãos parceiros. Eles devem se posicionar em dois principais pontos de bloqueio em avenidas movimentadas de Londrina.  “Nossa ideia é auxiliar no trabalho educativo, fazendo abordagens proativas, com paradas de veículos em vias com bastante fluxo de carros e de pessoas. Essa ação é uma forma direta e indireta de a Polícia Militar atuar de forma preventiva e cumprir sua função constitucional”, explicou o Major da PM.

A blitz também chamará a atenção dos motoristas e pedestres para as medidas de prevenção ao Câncer de Mama, visto que ele é o mais comum entre as brasileiras e no mundo todo, após o câncer de pele. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que quase 60 mil casos novos tenham surgido em 2018 no Brasil, sendo que em 2017, quase 17 mil mulheres e 203 homens vieram a falecer por conta dessa doença. Por isso, durante o mês inteiro de outubro, a Prefeitura de Londrina intensificará as ações educativas de práticas em prol da prevenção ao câncer de mama.

Outras informações podem ser obtidas com a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura, pelo 3378-0119 .

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos