Cidadão

Universitários e idosos trocam experiências

Idosos vão visitar campus universitário e conversar com os alunos de Direito, Pedagogia, Nutrição, Biomedicina e Administração

Pensando nos benefícios que a troca de experiências e conhecimentos entre as diferentes gerações traz para todos, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) vai realizar nesta quarta-feira (9), durante a manhã, uma visita de duas duplas de idosos ao campus universitário da Unicesumar Londrina, que fica na Avenida Santa Mônica, 450.

As pessoas acima de 60 anos são participantes das atividades dos Centros de Convivência do Idoso (CCI) e vão conversar com os alunos de Direito, Pedagogia, Nutrição, Biomedicina e Administração sobre suas vidas e relacionarão as vivências às áreas de interesse de cada curso de graduação. Já os alunos abordarão as temáticas relacionadas ao envelhecimento saudável em sala de aula.

Em cada área eles darão um enfoque específico. Isso porque, por meio dos costumes, pensamentos e atitudes diferentes das gerações mais jovens, os idosos podem ensinar aquilo que aprenderam com os anos de vida, assim como podem aprender algo novo com os mais jovens. “Nossa intenção foi realizar, neste mês, que se comemora o Dia Internacional das Pessoas Idosas, ações que integrem os alunos e os idosos, para que aqueles conheçam a realidade dos mais experientes e aprendam mais sobre o envelhecimento”, explicou a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon.

Entre os benefícios da ações intergeracionais estão: a valorização dos idosos, o desenvolvimento da empatia, do entendimento que nenhuma geração é melhor do que a outra ou é ultrapassada em comparação com as demais; do respeito ao tempo de cada indivíduo e das mudanças e limitações que vêm com ele, assim como as qualidades que geração traz consigo.

Tendo em vista esses e outros aspectos positivos das trocas entre as gerações, a SMI repetirá a ação com outras duas duplas no dia 17 de outubro, no período noturno e a Unicesumar levará seus alunos para conhecerem os Centros Municipais do Idoso de Londrina (CCIs).

Para a imprensa: outras ações podem ser obtidas com a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, pelo 3375-0223 ou 3375-0225.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, especialista em Comunicação com o Mercado e Mestre em Ciência Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos