Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana
Entre os dias 7 e 13 de outubro foram 143 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 7 e 13 de outubro. Ao todo foram 143 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 49 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em escolas municipais e creches foram 22 registros. Ocorrências de perturbação do sossego e ordem pública somaram 15 registros. Crimes ambientais foram 8 constatações.
Ocorrências de violência doméstica e da Patrulha Maria da Penha, que atende e protege as vítimas de violência, somaram 11 atendimentos. Animais de grande porte na via tiveram 6 ocorrências. Demais ocorrências e atendimentos somaram 21 registros. O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.
A fim de garantir mais segurança para os servidores e usuários dos serviços, a instituição intensificou o patrulhamento em todas as unidades de saúde do município. Ao todo foram 305 registros de patrulhamento e pontos base (PB’s) em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.
Ocorrências de maior vulto – Na manhã do dia 10 de outubro uma equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), em patrulhamento preventivo pela cidade, visualizou um homem em atitude suspeita. Após abordagem foi constatado que ele tinha um mandado de prisão em aberto por roubo. Diante do fato ele foi encaminhado à autoridade policial para responder na justiça.
Equipe do Grupo Especial de Pronto Emprego (GEPE), em patrulhamento pelo Centro Municipal de Educação Infantil Lavínia Monteiro de Moraes, zona norte, abordou um homem em um veículo suspeito. Após verificação, foi constatado que o carro tinha sido furtado de um estacionamento na região central da cidade. O condutor foi levado para delegacia para prestar esclarecimentos.
Um rapaz de 21 anos foi preso pela equipe da Guarda Municipal Urbana Comunitária (GMUC), suspeito de tráfico de drogas, na tarde de sábado (12), em uma praça localizada no Jardim Coliseu. Os guardas identificaram o homem após denúncia anônima. No momento da abordagem e revista foram encontradas 6 porções de maconha e 6 de cocaína. Diante do fato ele foi encaminhado para delegacia.
A central de monitoramento e emergência 153 da Guarda Municipal visualizou, na madrugada do último domingo (13) por volta das 2 horas, um homem em atitude suspeita no interior da Escola Municipal Professora Cláudia Rizzi, localizada no Conjunto Parigot de Souza, zona norte.
As câmeras de segurança do local flagraram o momento em que o rapaz escalava o telhado do estabelecimento de ensino. Imediatamente foi feito contato com a viatura GMUC que realiza o patrulhamento preventivo pela região para que fosse feita averiguação. No local os guardas encontraram o suspeito com dois sacos cheios de alimentos sendo 10 pacotes de macarrão, óleo, chá, leite, bolacha, achocolatado entre outros.
Após abordagem foi verificado que a porta e a janela da dispensa foram arrombadas. Diante do fato os agentes deram voz de prisão e fizeram o encaminhamento para a delegacia de plantão. A diretora da escola também esteve presente para fazer a representação e receber de volta os produtos furtados.
A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia. Todos os dias. E atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil.
Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social