Cidadão

Educadores participam de formação para brigadistas escolares

Curso abrange ações de combate a incêndio e primeiros-socorros; até o final de dezembro, 50 unidades escolares estarão capacitadas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) dá continuidade à formação de novas equipes no curso de Brigadas de Incêndio Escolar, no dia 26 de outubro (sábado), às 9 horas. Cerca de 400 professores de 25 unidades escolares participarão da atividade prática, com local a ser definido. O treinamento é conduzido pela Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Defesa Civil, com participação da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional, e o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

No encontro, os educadores irão aprender sobre combate a incêndio, onde serão abordadas as diferenças entre os tipos de extintores e qual é o adequado para cada situação, além do processo de evacuação da escola em cenários de emergência. Eles também receberão orientações sobre primeiros socorros em casos de convulsão, engasgo, parada cardiorrespiratória, ferimentos, dentre outros. Essa fase do curso conta com uma equipe formada por médico, enfermeiro, bombeiro, Guarda Municipal e integrantes da SME. Anteriormente a essa fase, os professores realizam a parte teórica do curso pelo AVA da Escola de Governo.

Paralelamente, o terceiro bloco do treinamento será aplicado nas 21 unidades escolares que já possuem brigadistas formados. Cerca de 400 professores treinados em turmas anteriores irão passar por uma simulação de evacuação dos espaços, juntamente com os alunos. A ação será conduzida pelo bombeiro-civil responsável pelo curso, Edivaldo Mariane de Andrade.

Segundo a assessora administrativa da SME, Rosana Daliner Acosta Marchese, até o final de dezembro, 50 unidades escolares estarão capacitadas e o objetivo é formar brigadas em todas as 120. “Esse curso será permanente, iremos renová-lo todo ano para que os novos professores que chegarem também recebam essa formação. Londrina está empenhada no desenvolvimento desse projeto e esperamos servir de exemplo para outros municípios”, declarou.

Ela ressaltou que o curso é de fundamental importância pois capacita os educadores para diversas situações que podem ocorrer no ambiente escolar. “Nós atendemos diariamente quase 45 mil estudantes e estamos sujeitos a ocorrências que vão desde pequenos acidentes a casos de alunos com doenças crônicas. O professor que sabe tomar as primeiras providências pode salvar vidas. A respeito dos incêndios, ter essas equipes formadas que saibam como agir numa emergência e alunos com conhecimento para colaborarem e seguirem as orientações é essencial. A gente vê muitos casos de tragédias que acontecem e que poderiam ter sido evitadas se tivessem sido tomadas as medidas corretas”, disse Rosana.

Outras ações – Ontem (14), 36 profissionais que prestam serviços de manutenção escolar também passaram por um treinamento de capacitação, que aconteceu na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães. A atividade foi ministrada pelo bombeiro-civil Edivaldo Mariane de Andrade, que deu orientações sobre segurança no trabalho, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e combate a incêndios.

“Buscamos capacitar também esses profissionais pois eles sempre estão presentes no ambiente escolar. Além de entenderem as diferenças dos extintores, também aprenderam sobre a importância do uso de EPI’s e como cercar o ambiente em que estão trabalhando, evitando deixar equipamentos perigosos, como furadeiras por exemplo, ao alcance das crianças. Nosso maior objetivo com todas essas ações é garantir uma escola segura para os alunos”, afirmou Rosana.

Além das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 52 dos 53 Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos de Londrina já contam com brigadas formadas. Professores da única unidade restante irão participar da próxima capacitação.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a assessora administrativa da SME, Rosana Daliner Acosta Marchese, no telefone 3375-0168.

Texto: Jenifer de Paula sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos