Cidadão

Saúde divulga boletim semanal sobre a dengue

Londrina acumula 3.244 casos positivos da doença; vistorias do 3º Levantamento de Infestação do Aedes encerram nesta semana

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quinta-feira (17), o boletim semanal epidemiológico, com a situação da dengue em Londrina. Desde a primeira semana de janeiro, o município registrou 14.114 notificações da doença.

Dentre este total, 3.244 casos foram confirmados, o que mantém a cidade em situação de epidemia. Atualmente, 542 casos aguardam a conclusão dos exames laboratoriais. Outros 10.328 já foram descartados, com resultado negativo.

Além das ações educativas em diversos bairros para conscientizar a população sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando a fase de campo do 4º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. Os agentes de Endemias percorrem mais de nove mil imóveis da cidade, da área urbana e rural, para mensurar o índice de infestação predial.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, o resultado deste LIRAa deve ser apresentado na última semana de outubro. “Com relação a novas ações de combate ao Aedes, elas serão definidas ainda esta semana, no encerramento da fase de campo do LIRA. Inicialmente, serão trabalhadas as regiões em que as equipes de campo trouxerem como de maior risco”, afirmou.

Agenda – No domingo (20), das 8 às 12h30, haverá a Feira sobre Dengue, no Colégio Estadual Roseli Piotto, na Rua Basílio Zani, 27, Conjunto José Giordano. A atividade é voltada para alunos do Ensino Médio, pais, professores e comunidade local, que também poderão conhecer o larvário e a maquete do quintal certo e o errado. Haverá ainda distribuição de panfletos e cartazes informativos.

Empresas, unidades escolares e outras instituições que queiram levar as atividades educativas realizadas pela Coordenação de Endemias para seus estabelecimentos, podem entrar em contato por meio do 0800-400-1893 ou pelo e-mail educaendemias@saude.londrina.pr.gov.br. O mesmo telefone do Disque Dengue também recebe dúvidas e denúncias de possíveis focos do mosquito.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, no telefone 3372-9479.

Texto: Juliana Gonçalves e Dayane Albuquerque

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos