Cidade

Barbosa Neto lança programas para a comunidade rural

Prefeito lançou em Lerroville, os programas Correio Comunitário, Distrito Limpo e Milho Variedade, que geram renda e qualidade de vida para os distritos
José Otávio
n.com@sercomtel.com.br
241bd9291c4d08e40f37af41a0607f3bO prefeito de Londrina, Barbosa Neto, lançou oficialmente hoje (dia 27), os programas Correio Comunitário, Distrito Limpo e Milho Variedade, no distrito de Lerroville, na região sul. Esses projetos fazem parte do Plano de Desenvolvimento e Crescimento Rural Sustentável do governo municipal e integra as comemorações oficiais dos 75 anos de Londrina. “Lerroville tem uma importância muito grande. Tem a questão do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo e a gente tem que priorizar as pessoas que precisam”, disse Barbosa, justificando a escolha do distrito para o lançamento dos programas.  
Centenas de pessoas participaram da solenidade organizada pela Prefeitura de Londrina, na sede da suprefeitura do distrito. Entre elas, a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, Elza Correa; o secretário de Agricultura, Gervásio Vieira; o secretário de Planejamento, Fábio Góes; os diretores do Ippul, Carlos Hirata e Marcello Teodoro; o vereador Elias de Morais, da cidade de Tamarana; diversos produtores rurais, técnicos das secretarias municipais, Emater, UEL, representantes de vereadores e comunidade em geral. 
Durante a solenidade foi observado um minuto de silêncio pelo falecimento do servidor da Secretaria de Agricultura, Sérgio Rodrigues Carvalho, que fazia parte da equipe do programa Distrito Limpo.  
Distrito Limpo
O Distrito Limpo é o programa que vai realizar a limpeza completa de todos os distritos de Londrina. Serão feitos a limpeza de bueiro, roçagem, varrição, poda de árvore, capina, sinalização e pintura de meio-fio. Para realizar o serviço, a Secretaria Municipal de Agricultura, montou uma equipe volante com 10 servidores que vão rodar todos os distritos da cidade. Em média devem gastar uma semana por local. “A equipe com 10 profissionais vai fazer o serviço de tapa-buraco, desentupimento de bueiro, conservação do meio-fio, poda de árvore, de limpeza, varrição, capina e roçagem. Isto é importante porque é a limpeza necessária para os distritos todos da área rural”, afirmou o prefeito Barbosa Neto.  
O primeiro a receber o serviço foi Lerroville. A reportagem do Núcleo de Comunicação vistoriou o distrito e observou a pintura de meio fio e a sinalização das ruas sendo realizada no momento da cerimônia de lançamento dos programas.  
Correio Comunitário
Depois de dois anos e meio, a Prefeitura de Londrina está retomando os postos dos Correios nos distritos rurais. “Lançamos o projeto dos Correios que era uma reivindicação antiga. Veja se pode a administração passada cortou o direito das pessoas receber suas cartas”, afirmou o prefeito Barbosa Neto.  
“Estamos retomando graças ao Correio. Todos os distritos vão ter quatro horas por dia funcionando. A carta chega, as vezes é um sedex, um remédio, uma encomenda que a pessoa precisa receber. Precisa mandar. Ela não pode ser privar deste direito mínimo do cidadão para que ele tenha dignidade”, declarou Barbosa.  
O secretário de Agricultura, Gervásio Vieira, lembrou a importância dos Correios na vida dos moradores dos distritos. “Estamos resgatando o direito mais simples que é a pessoa se comunicar”, afirmou.
O Correio Comunitário vai funcionar na sede da suprefeitura do distrito, que fica na  rua Aliversino Marçal,  nº 55. Ele vai funcionar durante quatro horas por dia e o encaminhamento das cartas será diário. Todos os dias, o Correio vai levar e buscar as correspondências postadas em Lerroville.  
Milho Variedade
“O Milho Variedade é um programa desenvolvido junto com a Emater, a Prefeitura de Londrina e a Universidade Estadual de Londrina, onde as sementes vão ser disponibilizadas gratuitamente para o pequeno agricultor, que fará o plantio com todo acompanhamento da Secretaria Municipal de Agricultura”.  
A definição é do prefeito Barbosa Neto e explica o funcionamento do programa que vai oferecer sementes gratuitas para o pequeno agricultor, que terá a oportunidade de produzir um milho de qualidade em abundância. “Os pequenos produtores terão um aumento de produtividade considerável”, garantiu Gervásio Vieira.  
O produtor rural Alceu Feitosa foi o primeiro a receber um saco com sementes do milho variedade das mãos do prefeito Barbosa Neto e da pesquisadora Rosângela Maria Moreira, do Departamento de Biologia e Geociência da Universidade Estadual de Londrina, responsável pelo desenvolvimento do projeto.
(Londrina, 27 de outubro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos