Destaques

Prefeito autoriza início da reforma e ampliação da UBS de Maravilha

Obras irão começar na próxima semana; além de reforma estrutural, a unidade será ampliada em quase 100 metros quadrados

Desde sua inauguração, em 1978, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Maravilha não passou por reforma ou ampliação de sua estrutura física. E, para corrigir os problemas estruturais que a falta de manutenção causou nesse longo período, o prefeito Marcelo Belinati assinou simbolicamente, na sexta-feira (25), a ordem de serviço que autoriza os trabalhos de reforma e ampliação da UBS.

Com uma área total construída de 213,11 metros quadrados, a UBS de Maravilha será ampliada para 300,30 metros quadrados. A área ampliada irá comportar uma sala para acomodar os Agentes Comunitários de Saúde, novo consultório, sala de inalação e almoxarifado.

Também serão construídos sala de esterilização, copa e DML, abrigo de resíduos e o consultório já existente será readequado. Com isso, a população do distrito, de aproximadamente mil pessoas, terá uma unidade com o espaço mais adequado para atendê-los.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a UBS de Maravilha é a terceira unidade contemplada pelo segundo lote do Programa de Reestruturação da Saúde Pública, que a Prefeitura de Londrina está executando. “Na segunda fase desse amplo programa, também iniciamos as obras de recuperação da UBS do Jardim Ideal, e a construção da nova unidade do Jardim Santa Rita. Então essa é mais uma unidade de Saúde que o prefeito Marcelo Belinati autoriza o início das reformas, desta vez, na área rural, que infelizmente acabou esquecida durante muitos anos. E essa é uma das prioridades do prefeito, reestruturar os serviços de saúde em toda zona rural”, frisou.

Os serviços da reforma incluem medidas para acessibilidade de pessoas com deficiência e recuperação da infraestrutura, que inclui paredes e piso, esquadrias metálicas, melhoria nas instalações hidráulica e elétrica, troca dos rufos, calhas e telhado, bem como na comunicação visual.

De acordo com a coordenadora da UBS de Maravilha, Tais Teixeira Rodrigues, a expectativa da equipe e dos usuários do distrito está muito grande. “Nossa previsão é conseguir atender ainda mais pacientes com melhorias na infraestrutura. Está todo mundo ansioso, porque faz muitos anos que não temos manutenção, então é algo que a população está aguardando há muito tempo”, comentou.

Os trabalhos serão desenvolvidos pela Construtora DJ LTDA, que venceu o processo licitatório, na ordem de R$ 449.724,35. Com a assinatura da ordem de serviço, a empresa deve iniciar a obra na próxima semana, com prazo máximo de 180 dias para conclusão.

Durante a reforma e ampliação da UBS de Maravilha, os pacientes serão atendidos na Rua Ivaí, 130, próximo à Escola Municipal Professora Corina Mantovan Okano.

Avanços – Dentro do Programa de Reestruturação da Saúde Pública, a Prefeitura já renovou as UBSs do Maria Cecília, Piza, Ernani Moura Lima, Alvorada, Centro Social Urbano (CSU), Vila Casoni, Carnascialli, Jardim do Sol, Panissa/Maracanã, Selva, Parque das Indústrias (PIND), e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Além destas obras, que já foram entregues, outras cinco unidades estão com reformas em andamento. São elas: Paiquerê, Lerroville, João Paz e Warta, iniciadas no primeiro lote, e Ideal, no segundo.  Já, no Jardim Santa Rita, está sendo construída uma nova UBS.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos