Cidade

Secretaria de Agricultura trabalha no recolhimento do BHC

Iniciativa prevê a eliminação total do inseticida, que está proibido no Paraná há mais de 20 anos; o trabalho será realizado sem custos para o produtor rural, que precisa, apenas, fazer um cadastro até o dia 30 deste mês


A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento alerta para que os produtores rurais, que possuem o inseticida BHC (hexabenzeno de cloro) em suas propriedades, procurem, até o próximo dia 30, o órgão municipal, o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Sindicato Rural ou as cooperativas agropecuárias para fazer o cadastro para recolhimento do produto.
A recomendação é do Governo do Paraná, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), que em parceria com a Prefeitura de Londrina, quer recolher toda a quantidade existente do inseticida na região. O BHC é prejudicial à saúde e ao meio-ambiente e tem o uso proibido há mais de 20 anos em todo o estado. Antigamente, era utilizado no combate de pragas nas lavouras de café e algodão.
De acordo com o engenheiro agrônomo e diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Jeferson Costa Hernandez, esta será última a última oportunidade para que os produtores rurais se livrem do produto sem custo próprio. “Basta que eles compareçam e façam uma auto-declaração que possuem o inseticida. Depois o trabalho fica por conta da Seab, que vai fazer o transporte e providenciar a incineração do BHC”, falou.
Hernandez enalteceu a importância dos produtores realizarem o procedimento, com maior antecedência possível. “Após o prazo, além de ter que realizar o procedimento com investimentos próprios, o produtor poderá ser punido por irregularidade ambiental. Esse inseticida é uma ameaça a integridade ambiental e a saúde humana. É algo que vai se acumulando na gordura do corpo e, aos poucos, vai matando as pessoas. Então, será um problema a menos para ele”, finalizou.
(Londrina, 9 de novembro de 2009)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos