Cidade
Saúde quer lançar Comitê Municipal Contra a Dengue
Grupo deverá reunir poder público, filantrópico e privado; na próxima sexta, dia 27, será realizado o “Dia D Londrina Contra a Dengue”

Para o secretário de Saúde, Agajan Der Bedrossian, o comitê com várias pessoas pensando sobre o assunto, será a única forma efetiva de combater a doença. “O trabalho é no campo, precisamos lembrar que a dengue atinge a todos, crianças, jovens, adultos, todas as classes sociais, moradores de casas assim como o de apartamentos. Ou seja, é preciso a união para que a situação continue sob controle”, enfatizou o secretário.
O diretor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, João Martins de Souza, explicou que o grupo deverá se reunir uma vez por mês para discutir estratégias de combate à dengue. “ Temos que trabalhar unidos para evitar qualquer possibilidade de uma epidemia de dengue. A sociedade deve participar do controle da dengue.”
De acordo com o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes (Lira), feito pela Secretaria de Saúde entre os dias 19 e 23 de outubro, a cidade registrou um índice de 1%. Das 190 sublocalidades pesquisadas, em 106 foi atingido o número próximo de zero. Em 65 tiveram maior que 1% o que elevou o índice geral da cidade. Souza informou que o trabalho dos agentes de dengue foi concentrado nas 65 localidades que apresentaram altos índices. A Secretaria tem previsão de realizar um novo Lira em janeiro de 2010.
A próxima reunião ficou marcada para o dia 9 de dezembro, às 8h30, na Vila da Saúde. Os organizadores esperam que mais entidades participem levando pelo menos duas pessoas, um titular e um suplente. Na reunião de hoje, estiveram presentes representantes de diferentes segmentos, entre eles saúde, educação e Câmara de Vereadores de Londrina, representada pelo vereador Roberto da Farmácia do Vivi.
“Dia D Londrina Contra Dengue”
Será realizado na próxima sexta-feira, dia 27, o “Dia D Londrina Contra a Dengue”. A

Após a solenidade de abertura, a iniciativa prossegue com as ações de visitas domiciliares; aplicações de inseticida com bombas motorizadas (FUMACE); distribuição de panfletos em supermercados e demais pontos com grande fluxo de pessoas; visitas a pontos estratégicos para definir um responsável por cuidar do local; inspeção de cemitérios; pesquisa de focos em fundos de vale; e distribuição de panfletos educativos em missas, cultos e outros.
Estão envolvidas nas mobilizações do “Dia D Londrina Contra a Dengue”: as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Cultura e Obras; Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf); 17ª Regional de Saúde; Sesc Londrina; Conselho de Pastores; Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); conselheiros de saúde; presidentes de bairros; voluntários; entre outros.
(Londrina, 24 de novembro de 2009)
Foto: Luiz Jacobs