Cidade

Seminário Internacional debate o desenvolvimento de Londrina

“Crescimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável” é o tema do seminário internacional, que ocorre nos próximos dias 30  de novembro e 1 de dezembro, organizado na comemorações dos 75 anos


c64f3a9685d2e2fea024ffa22af72141“Crescimento Econômico e Desenvolvimento Sustentável”. Este é o objetivo do Seminário Internacional Londrina 75 anos, que será realizado nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, no Hotel Sumatra, pela Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento (Codel) e a Comissão dos 75 anos, como parte da programação do aniversário da cidade.  
“Será o mais importante evento sobre desenvolvimento sustentável já realizado em Londrina, concentrando governo, entidades, instituições de ensino e empresários”, afirmou o diretor de Desenvolvimento e de Tecnologia da Codel, Marcus von Borstel.
O Seminário vai reunir o governador do Paraná, Roberto Requião; ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; diretor do banco Bradesco S/A, Octávio de Barros; o presidente de Itaipu, Jorge Samek, entre outros.
 
Entre os palestrantes internacionais, confirmaram a presença o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Paraná, Roberto Colliva; o presidente do Legrandpharma (parte do grupo SEM), Reinhard Andreas Nordmann; o diretor do Democenter e Universidade de Modena, Paolo Onesti e a diretora da Agencia Pró Cordoba, Viviana Arias, da Argentina.
De acordo von Borstel, o seminário vai discutir e refletir sobre as principais temáticas e ações do desenvolvimento econômico sustentável. “Vamos fomentar a relação existente entre as áreas econômica, tecnológica, educacional e ambiental da cidade”, explicou.
O público alvo do Seminário são empresários, gestores públicos, profissionais liberais, estudantes, professores e pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa. As inscrições podem ser feitas no site www.seminariodelondrina.com.br; pelo fax 3338-8059; ou ainda no saguão da Prefeitura de Londrina, na Codel, na Sercomtel ou Acil. A inscrição será confirmada com a entrega de qualquer produto de limpeza, que será revertido em prol do Provopar. 
“Queremos debater o presente e o futuro da cidade envolvendo os atores do crescimento econômico, como poder público, a sociedade civil organizada, empresas e instituições de ensino”, afirmou von Borstel.
Nos dois dias do evento, estão programadas 10 palestras com os seguintes temas, na segunda-feira:
9h – Crescimento econômico e Desenvolvimento Sustentável – palestrante: ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
10h30 – Crescimento econômico e Desenvolvimento Sustentável 2 – palestrante: senador Osmar Dias
15h – Itália, referência mundial nos distritos industriais: desenvolvimento, tendências e reflexos sociais – palestrante: presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de
Comércio e Indústria do Paraná, Roberto Colliva (Itália).
16h15 – Os fatores que influenciam e motivam um investidor estrangeiro – palestrante: diretor presidente do Legrandpharma (parte do grupo SEM) e consultor na área da saúde, Reinhard Andreas Nordmann (Alemanha).
17h – Políticas públicas – palestrante: governador do Paraná Roberto Requião.
Na terça-feira, as palestras serão as seguintes:
9h – Brasil: quais as chances de um efetivo crescimento sustentável na próxima década? – palestrante: diretor do banco Bradesco S/A, Octávio de Barros.
10h – Políticas públicas para capacitação de servidores públicos – palestrante: reitor da UEL,  Wilmar Sachetin Marçal.
15h – Itaipu: uma realidade binacional contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e Paraguai – palestrante: diretor-presidente de Itaipu, Jorge Samek.
16h15 – Inovação e transferências tecnológicas entre academia e empresas – palestrante: diretor do Democenter e Universidade de Modena, Paolo Onesti, da Itália.
17h – Comércio Exterior Regional. Internacionalização de fortalezas – palestrante: diretor da Agencia Pro Cordoba, Viviana Arias, da Argentina.
O evento conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e o patrocínio do banco Bradesco, Companhia Cacique de Café Solúvel, Sanepar, Sercomtel e Itaipú Binacional. 
(Londrina 24 de novembro de 2009)
Foto reprodução:Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos