Cidadão
Museu de Arte recebe vídeos da 5ª Bienal Vento Sul
Serão exibidos 27 pequenos documentários que abordam os trabalhos produzidos pelos artistas plásticos brasileiros e estrangeiros; além de divulgar a Bienal, a mostra quer oportunizar à comunidade o conhecimento da arte
O Museu de Arte de Londrina começa a exibir, a partir de hoje (dia 25), às 17h, um ciclo de 27 pequenos documentários de videoarte. As exibições, que também ocorrem amanhã (dia 26) e sexta-feira (dia 27), no mesmo horário, têm como objetivo dar visibilidade aos trabalhos produzidos por diversos artistas plásticos do Brasil e do exterior, bem como divulgar a 5ª Bienal Vento Sul, que é realizada de dois em dois anos em Curitiba.Segundo a diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, as mostras são destinadas a toda a comunidade, em especial para os artistas e para a parcela universitária de Londrina. “As produções de vídeo e cinema são ensinadas em muitos cursos de graduação, como artes visuais e desenho industrial. Então, é uma oportunidade para que esses estudantes adquiram mais conhecimentos”, comentou.
Sandra explicou como funcionou a seleção dos documentários que serão exibidos durantes esses três dias na videoteca da instituição. “Foram trabalhos escolhidos pelo júri da Bienal. São exibições que mostram as diferenças entre as produções e culturas dos artistas brasileiros com os demais. É um material muito rico em informação”, avaliou.
Além do Brasil, serão expostos vídeos de artistas dos seguintes países: Japão, Alemanha, Líbano, Bolívia, Espanha, Uruguai, Austrália, Canadá, Peru, Turquia, África do Sul, França e Argentina. “É uma satisfação para nós exibir esses documentários de um evento tão tradicional e de tanto prestígio cultural no museu. Também é muito interessante para os londrinenses, que terão essa oportunidade de se aprimorar nos conceitos da arte”, disse.
A 5ª Bienal Vento Sul é uma promoção do Instituto Paranaense de Arte de Curitiba, que visa realizar ações de valorização das artes. Os interessados em assistir ao ciclo de vídeos devem comparecer ao Museu de Arte de Londrina entre hoje e sexta-feira, sempre às 17h. A instituição fica localizada na rua Sergipe, n° 640. A entrada é franca. Mas informações sobre a Bienal podem ser encontradas no site: www.bienalventosul.com.br.
(Londrina, 25 de novembro de 2009)




